Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

A Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara Municipal de Uberaba investiga o caso, que ocorreu em uma escola municipal.

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está sendo perseguida por colegas que pediram a retirada dela do cargo sem justificativa.

A Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara Municipal de Uberaba apura o caso. A primeira oitiva com a diretora foi realizada na segunda-feira (11). Outros envolvidos serão ouvidos em breve.

“Temos provas, temos nomes e será apurado a rigor. Não estamos aqui para brincar, estamos para ouvir as pessoas. Esse momento é importante para mostrar para a sociedade que existem leis e elas existem para serem cumpridas”, disse o presidente da comissão, o vereador Pastor Eloísio (PTB).

Em entrevista à TV Integração, Gladys afirmou que passou a notar o tratamento diferente por parte de um grupo de colegas de trabalho após chegar ao cargo administrativo da Escola Municipal Jane Luce Araújo, em dezembro de 2021.

“Eu sempre fui professora, me consideravam enquanto professora. Mas, quando vim para o outro lado, como administradora, passei a perceber algumas coisas, algumas falas e olhares”, relatou a servidora, que tem 19 anos de serviço à Secretaria Municipal de Educação.

No último aniversário, Gladys conta ter recebido uma caixa de café da manhã com alimentos mofados, mordidos e com uma banana em cima.

“As coisas estavam dentro de um saco plástico amarrado com linha. E, por cima, uma banana grande. Todo mundo na escola sabe que eu não como banana, não gosto nem do cheiro”, disse.

“Eu pensei em desistir. Mas toda vez que meus filhos me dão um ‘bom dia ou boa tarde, diretora’, eu vejo o orgulho deles. Eu só quero trabalhar, eu preciso trabalhar”, desabafou Gladys.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Uberaba informou que criou, em 2023, uma comissão para apurar o caso. E o relatório final apontou que não há indícios de que a funcionária tenha sido vítima de atos ou condutas racistas. Por isso, ainda segundo a prefeitura, o caso foi arquivado e enviado à Polícia Civil.

O g1 contatou a Polícia Civil para saber se foi aberto inquérito para apurar a denúncia e aguarda retorno.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Negra, ex-catadora e “favelada”: Você conhece a escritora mineira lida em 14 línguas?

Carolina Maria de Jesus foi cozinheira, empregada doméstica e...

Racismo à portuguesa ganha força com ultradireita e orgulho do passado colonial

Enquanto parte da sociedade lusitana reverencia um passado histórico...

Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro

 Resumo: Por muito tempo mulheres negras têm ocupado posições...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=