Vancouver 2010: Casal francês sonha com mais negros na patinação artística

Dupla francesa recebeu 145,10 pontos ao longo dos dois dias de apresentações
Foto: Reuters

Os franceses Yannick Bonheur e Vanessa James se tornaram o primeiro casal negro a competir na patinação artística mista em Olimpíadas de Inverno nesta segunda-feira e levantaram a plateia no Pacific Coliseum. Pioneira, a dupla quer ver o esporte com mais integrantes de suas raças a partir de agora.

Bonheur e James se conheceram na internet, em um site específico para patinadores profissionais que buscam parceiros para provas. Em Vancouver 2010, a dupla francesa terminou na 14ª colocação geral, mas foi uma das mais aplaudidas pelo público canadense com saltos e manobras bem-sucedidas.

Após deixar a pista do Pacific Coliseum, Bonheur falou sobre a vontade de conquistar medalhas ao lado de James e incentivar mais negros a participarem da patinação artística – seja como competidores, técnicos ou árbitros.

Bonheur lembrou que, quando conheceu a canadense naturalizada francesa James, há três anos, procurava apenas uma parceira disposta a trabalhar intensamente – o patinador assegurou que a cor da pele não era diferencial para a escolha.

James, 22 anos, compartilha da opinião de Bonheur. A patinadora diz que espera ter escancarado as portas para que mais negros participem da patinação artística.

Yannick Bonheur e Vanessa James não foram os primeiros negros a competirem juntos em uma Olimpíada. Antes, outros atletas competiram em categorias individuais, como a americana Debi Thomas – medalha de bronze nos Jogos de Calgary, em 1988.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

para lembrar

13 de maio: Comemorar o que?

O Brasil, ultimo país a abolir a escravidão nas...

Arcebispo sul-africano se retira da vida pública

Desmond Tutu, consagrado pela luta contra o apartheid, irá...

Mart’nália

Martnália Mendonça Ferreira, conhecida como Mart'nália (Rio de janeiro,...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...
-+=