Caso Môa do Katendê: Júri condena Paulo Sergio Ferreira a 22 anos e 1 mês de reclusão

Paulo Sergio Ferreira de Sant’ana foi condenado nesta quinta-feira (21) a 22 anos e 1 mês de prisão por homicídio doloso contra mestre Môa do Katendê e por tentativa de homicídio por motivo fútil pela facada em Germinio do Amor Divino, irmão de Môa. O crime aconteceu em outubro do ano passado (lembre o caso aqui). O júri popular aconteceu no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

Por Mauricio Leiro, Matheus Caldas, Jade Coelho do Bahia Notícias

Foto: Marina Silva/Correio

Paulo Sergio Ferreira de Sant’ana foi condenado nesta quinta-feira (21) a 22 anos e 1 mês de prisão por homicídio doloso contra mestre Môa do Katendê e por tentativa de homicídio por motivo fútil pela facada em Germinio do Amor Divino, irmão de Môa do Katendê. O crime aconteceu em outubro do ano passado (lembre o caso aqui). O júri popular aconteceu no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

A sessão durou cerca de 10 horas, com falas da promotoria e da defesa. Os advogados da acusação argumentaram que testemunhas relataram que Paulo Sérgio “saiu calmamente” do bar em que o crime aconteceu, o que provaria que houve premeditação (veja aqui).

A defesa chegou a comparar o caso ao da médica Kátia Vargas, acusada de duplo homicídio dos irmãos Emanuel e Emanuelle, que foi considerada inocente pelo júri popular, em dezembro de 2017. “Vamos apagar os holofotes da imprensa e vamos aos fatos. Como o caso Kátia Vargas, que entrou aqui condenada pela mídia. Tomem como exemplo o júri do caso dela”, disseram os advogados (leia aqui).

O acusado já cumpria prisão preventiva e agora seguirá preso.

O réu esteve durante todo o julgamento de cabeça baixa sem apresentar nenhuma reação. O fato foi citado pela acusação como prova de não haver nem sequer arrependimento.

O capoeirista de 63 anos foi assassinado com 12 golpes de faca, na madrugada do dia 8 de outubro de 2018, horas após a realização do primeiro turno das eleições. Diante disso, o inquérito concluído pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontou que o assassinato foi motivado por uma discussão política-partidária — Santana e Moa brigaram em um bar, na comunidade do Dique Pequeno, em Salvador, antes do primeiro cometer o crime.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Guerra às drogas ou faxina étnica?

Em novo artigo, Joselicio Junior, o Juninho, analisa como...

A violência policial contra a juventude negra de Pernambuco, por Laércio Portela

A violência policial contra a juventude negra de Pernambuco...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=