A Semana Paulo Freire chega a sua nona edição repleta de palestras, mini-cursos e uma nova exposição no Museu do Ceará. Durante cinco dias os participantes vão acompanhar e integrar discussões sobre movimento negro, influências africanas, a memória nacional e os modos de lembrar o patrimônio. Integrante da Semana Nacional da Consciência Negra, a Semana – cujo nome lembra o importante filósofo e educador brasileiro – vai trazer, entre os convidados, Márcia Chuva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Na sexta-feira (19), a professora apresenta o estudo realizado em Cachoeira, na Bahia. “A questão afrodescendente é muito marcante nesta cidade”, pontua. Segundo a acadêmica, é interessante ver como os modos de cultivo, extração e produção estão ligados aos costumes africanos. No mesmo dia, Márcia Chuva irá ministrar oficina e lançar Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930–1940). O livro lembra os 20 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Além das discussões, amanhã (16) também será inaugurada a exposição Uma leitura da imagem estadonovista: Norte e Nordeste na batalha da borracha, sob curadoria da professora Maria Liege. Baseado na tese de doutorado da acadêmica, o trabalho percorre através de imagens a marcha para a Amazônia brasileira realizada pelos nordestinos. De acordo com Maria Liege, o sonho de encontrar o “Eldorado” era alimentado pelas fotografias retratando um lugar perfeito, bem estruturado e com oportunidades. “Esses homens foram seduzidos pela terra”, conta. Entretanto, o manejo dos seringais tornou-se quase tão exaustivo quando a seca nordestina.
SERVIÇO
IX SEMANA PAULO FREIRE
Período: De amanhã (16) até sábado (20).
Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 – Centro).
Inscrição e outras infor.: (85) 3101 2607/3101 2610
Exposição: Uma leitura da imagem estadonovista: norte e nordeste na batalha da borracha (1940-1945), com curadoria de Maria Liege.
Visitação: A partir de amanhã (16) até a primeira semana de dezembro também no Museu do Ceará.
Acesso: Entrada franca.
Outras informações: 3101 2609.
Fonte: O Povo Online