O percurso dos Quilombos» proporciona regresso de descendentes dos escravos africanos no Brasil

O Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e três parceiros internacionais vão proporcionar aos Quilombos maranhenses viajarem no próximo dia 17 até Cabo Verde e Guiné-Bissau.

 

A iniciativa, «O percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens», vai decorrer entre os dias 17 de Novembto e 2 de Dezembro visa apoiar a capacitação das Associações Culturais Quilombolas, promover o legado cultural Quilombola e sensibilizar para a contribuição da cultura Quilombola para a diversidade cultural mundial.

O projecto é uma parceria da ONG Instituto Marquês de Valle Flôr, em parceria com a ACONERUQ-MA (Associação brasileira), a Plataforma das ONGs de Cabo Verde e a ONG guineense Acção para o Desenvolvimento, numa iniciativa co-financiada pela Comissão Europeia e apoiada pelo Instituto Português de Apoio do Desenvolvimento.

«Os Quilombolas são descendentes dos escravos africanos no Brasil, e estão entre as comunidades mais vulneráveis e marginalizadas da sociedade brasileira. Conhecer esta cultura é mergulhar nas suas raízes africanas base da sua riqueza cultural», explicou Paulo Freitas, administrador do IMVF.

«O contacto com as origens irá unir o passado e o presente desta cultura, contribuindo para um futuro mais digno, para a defesa dos Direitos Humanos e promoção e afirmação da identidade Quilombola a nível Internacional», referiu Ahmed Zaky, director do IMVF.

No âmbito deste projecto, investigadores brasileiros, cabo-verdianos e guineenses estão já a desenvolver pesquisa de campo nos respectivos países à procura de traços culturais comuns, que servirão de mote para um conjunto de eventos e intercâmbios entre associações culturais dos três países.

Fonte: Jornal Digital

+ sobre o tema

Comunidade quilombola de Cairu (BA) é ameaçada por fazendeiro

Batateira, quilombo situado numa ilha no município de...

Quilombolas poderão comercializar produtos com nota fiscal

Quilombolas do estado do Espírito Santo, certificados pela Fundação...

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

para lembrar

VI Marcha da Consciência Negra

Fonte: Lista Racial- VI  Marcha da Consciência Negra 20 de Novembro...

Consciência universal

Fonte: Juiz de Fora Online - Por Aldine Mara,...

Ministro inaugura núcleo de estudos afrobrasileiros e indígenas

    O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=