Centenário de Ruth de Souza é marcado por atividades e intervenções artísticas

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Para celebrar este marco histórico para a artes e cultura do Brasil, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo realiza 100 de Ruth de Souza: um sonho que se move no tempo – conjunto de atividades gratuitas que acontecem em comemoração ao centenário da atriz. Durante o mês de maio, giras de conversa em ambiente online e intervenções artísticos visuais ocupam alguns espaços da capital paulista. Acompanhe a programação completa aqui

“O centenário da Ruth de Souza precisa ser celebrado nos quatro cantos do país. A sua vida e obra têm a ética, a coerência, e o discurso vinculado a sua prática como fundamentos de sua arte. São valores raros. Foram anos de dedicação à cultura brasileira, e o Festival, que já a homenageia de forma permanente, a partir deste mês e ao longo ano irá realizar algumas ações para comemorar os seus 100 anos”, contou Gabriel Cândido, que assina com Ellen de Paula a idealização do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo.

Além das ações do festival em celebração ao centenário, Gabriel e Ellen colaboraram, ainda, com o material especial que o Itaú Cultural sobe no dia 12 de maio em seu site www.itaucultural.org.br, para homenagear Ruth em sua data de nascimento. Eles deram depoimentos sobre a atriz, apresentam a carta entregue a ela em 2019, falando sobre a ideia do festival, e a primeira das 100 cartas que serão escritas para Ruth até a realização do próximo Dona Ruth, previsto para o segundo semestre deste ano.

Mesmo que tenha falecido em 2019, Ruth de Souza segue viva na memória e no coração da população brasileira através do legado da sua obra inscrita na história do país. Marcada por sua qualidade técnica em cena e pelo seu pioneirismo na luta pela dignidade da população negra a emblemática atriz coleciona atuações e personagens inesquecíveis que lhe renderam reconhecimento nacional e internacional.

Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a pisar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com o espetáculo “O Imperador Jones” (1945), realizado pelo grupo Teatro Experimental do Negro (TEN). Por sua atuação no filme “Sinhá Moça” (1953), tornou-se a primeira brasileira indicada como melhor atriz em uma premiação internacional, no Festival de Veneza de 1954. É a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela, em “A Cabana do Pai Thomás” (1969).

Desta forma, em mais de 70 anos de carreira, a “Dama Negra da Dramaturgia” se tornou uma artista exemplar, passando a ser considerada responsável pela abertura de caminhos para atrizes e atores negros até os dias atuais.

Dona Ruth : Festival de Teatro Negro de São Paulo

Ellen de Paula e Gabriel Cândido contam sobre a realização do Festival para Dona Ruth em 2019 (Foto : Luiza Godim)

Idealizado por Ellen de Paula e Gabriel Cândido, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo teve a sua primeira edição em 2019 sediada no Sesc Interlagos. A edição trouxe mais de 20 atrações entre Espetáculos de Teatro, Leituras Encenadas, Leitura Dramática, Performances, Contação de Histórias, Intervenção Artística, Show, Giras de Conversa, Quilombo Artístico e Ato Femenagem.

Em 2020, o Festival ganhou uma edição online e cerca de 25 atividades integraram a programação gratuita com 10 trabalhos artísticos entre Espetáculos, Experimentos Cênicos, Performances e Show – totalizando 20 sessões – 3 Giras de Conversa e 1 Quilombo Artístico Pedagógico. Os espetáculos de teatro, experimentos cênicos, performance, show e as giras de conversa foram transmitidos ao vivo, pelo YouTube.

Programação

Gira de Conversa: Viva, Ruth de Souza!
Quarta-feira (05/05)

Abrindo a programação do “100 anos de Ruth de Souza: um sonho que se move tempo”, Aysha Nascimento conversa com Ellen de Paula e Gabriel Cândido sobre as atividades de celebração do centenário da Ruth de Souza, as relações da Dama Negra da Dramaturgia com a construção do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, e do legado deixado pela atriz para as futuras gerações de artistas negros no Brasil.

Com Aysha Nascimento, Ellen de Paula e Gabriel Cândido
Horário: 20h
Local: Instagram: @donaruth.ftnsp – Live

Intervenção Visual: 100 anos de Ruth de Souza
Quarta-feira (12/05) e Quinta-feira (13/05)

Tendo como tema a vida e obra da Ruth de Souza, serão realizadas em muros da cidade projeções a laser da imagem da atriz, bem como trechos de sua biografia e frases marcantes ditas ao longo de sua carreira. Esta ação tem o intuito de criar uma itinerância de projeções pelas regiões norte, sul, leste e oeste de São Paulo.

Quarta-feira – 12/05
Local 01 :Território Casa de Cultura Raul Seixas
Horário: 19h
Transmissão ao vivo pelo instagram: @donaruth.ftnsp

Local 02: Território Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão
Horário: 22h
Transmissão ao vivo pelo instagram: @donaruth.ftnsp

Quinta-feira – 13/05
Local 01: Território Casa de Cultura M’Boi Mirim
Horário: 19h
Transmissão ao vivo pelo instagram: @donaruth.ftnsp

Quinta-feira – 13/05
Local 01: Território Casa de Cultura M’Boi Mirim
Horário: 19h
Transmissão ao vivo pelo instagram: @donaruth.ftnsp

Gira de Conversa: Uma estrela negra no Teatro Brasileiro
Quarta-feira (19/05)

Nesta Gira de Conversa, a atriz Aysha Nascimento e o professor e pesquisador Júlio Claudio da Silva, tecem caminhos de celebração da vida e da obra de Ruth de Souza a partir de fatos marcantes de sua carreira e do contexto histórico em que a sua geração estava inserida.

Com Aysha Nascimento e Júlio Claúdio da Silva
Horário: 20h
Local: Instagram: @donaruth.ftnsp – Live

Lançamento do registro audiovisual da intervenção visual + poema de Luz Ribeiro
Quarta-feira (26/05)

Composição de imagens, sons e poesia produzidas em homenagem aos 100 anos de Ruth de Souza.
Local: Instagram e Facebook: @donaruth.ftnsp e Youtube.com/DonaRuthFestivaldeTeatroNegrodeSaoPaulo

Ficha técnica:
Direção Geral e Coordenação de Produção: Ellen de Paulo e Gabriel Cândido
Projeto audiovisual: Coletivo Sobre.Olhar
Identidade visual: Silvana Martins
Assessoria de imprensa: Mídia Pente Fino – Kelly Santos
Marketing digital: Vini Monteiro
Convidados especiais: Aysha Nascimento e Prof. Júlio Claudio da Silva
Poesia: Luz Ribeiro
Projeções a laser: Diogo Terra
Desenhos da intervenção visual: Fábio Lopes e Silvana Martins
Mediação da intervenção visual : Deni Marquez e Maria Gabi
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Produção: Aquariane Produções Artístico Culturais

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Produtores sergipanos elaboram Mostra de Cinema Negro

“É preciso quebrar as barreiras impostas pelo modelo de...

Alessandra Santos de Oliveira

Alessandra Santos de Oliveira (2 de Dezembro de 1973),...

Lima Barreto, um Intelectual Negro na Avenida Central

Autora: CELI SILVA GOMES DE FREITAS Filiação Institucional: UERJ   }Suas crônicas...

Alfabetização: memórias de um escritor leitor…

Entrevista - Alfabetização: memórias de um escritor leitor... {xtypo_quote}As...

para lembrar

Tom Morello volta ao Brasil e pede justiça para Marielle

Quem acompanha a trajetória do guitarrista Tom Morello, sabe...

Filha mais velha de Obama, Malia atrai legião de fãs com seu estilo

Filha do dono da caneta mais poderosa do mundo,...

Gaby Amarantos fala sobre racismo: ‘Aperta o coração’

Única mulher negra no sofá do "Saia justa", do...

Ela atuou em uma série da Globo: “Meus 15 minutos de fama quase me destruíram”

A fama é uma amante cruel. Num momento, Jaqueline...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=