China e países africanos promovem cooperação na luta contra a epidemia

Recentemente, um pequeno vídeo sobre experiências chinesas na luta contra o COVID-19 foi amplamente transmitido nas redes sociais em Angola. Produzido pelos estudantes angolanos em Xiamen, o vídeo apresentou ao povo angolano as medidas de prevenção da epidemia que eles aprenderam na China.

Do Portuguese

Reprodução/Twitter

O presidente angolano, João Lourenço, elogiou na sua rede social as experiências de prevenção da epidemia e a autodisciplina dos chineses e pediu que o povo angolano siga o exemplo para vencer a doença.

O coordenador do Comitê Interdepartamental de Prevenção do COVID-19 de Angola, também ministro da Defesa do país, Pedro Sebastião, disse no dia 1º de abril que a luta bem sucedida contra o COVID-19 na China ganhou tempo precioso e ofereceu experiências úteis para o mundo. O lado angolano agradeceu a China pelo apoio dado ao país e à África, e espera que as duas partes continuem a aprofundar a cooperação na luta contra a epidemia, formando uma força conjunta para conter a disseminação da doença em Angola.

Ainda segundo informações divulgadas, Gana implementou uma “ordem de restrição de saídas” de duas semanas na Grande Região Accra e Kumasi e seus subúrbios, a partir da 1 hora da manhã do dia 30 de março. Para ajudar no combate à epidemia local, empresas chinesas doaram quatro equipamentos de videoconferência ao Ministério da Saúde, Hospital Provincial da Grande Região Accra e a importantes departamentos governamentais relacionados na prevenção de epidemia.

O ministro da Saúde do país, Kwaku Agyemang-Manu, elogiou altamente os resultados da cooperação China-Gana e agradeceu as empresas chinesas pela doação. Ele disse que as experiências preciosas da China na luta contra a epidemia deram uma orientação a Gana e que o país irá reforçar ainda mais a cooperação com a China e com os demais países do mundo para combater a epidemia de mãos dadas.

Tradução: Li Jinchuan

Revisão: Diego Goulart

 

Leia Também:

Coronavírus acelera o êxodo urbano na África

Experiência com epidemias vem ajudando a conter disseminação do coronavírus na África

-+=
Sair da versão mobile