Chuvas que atingem o Nordeste deixam 20 mortos

As fortes chuvas que atingem a região Nordeste já deixaram 20 mortos em Alagoas e Pernambuco, desde a semana passada, segundo informações da Defesa Civil dos dois Estados.

 

Neste sábado, o corpo de um rapaz – que desapareceu após cair em um rio em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife (PE) – foi encontrado, aumentando o número de mortos em Pernambuco para dez.

 

Entre as oito pessoas que morreram em Recife (PE), cinco eram da mesma família. Os outros são de Cortês (PE) e Jaboatão do Guararapes(PE).

 

Em todo o Estado de Pernambuco são mais de 20 mil pessoas fora das suas casas – 7.911 desalojadas e 12.638 desabrigadas -, até o início da noite deste sábado. Só em Recife (PE), são cerca de 500 desabrigados.

 

Segundo informações da Defesa Civil, a chuva deu uma trégua em Recife, cidade mais afetada até o momento no estado.

 

Pelo menos 45 municípios foram atingidos. Em Recife, foi decretado estado de alerta máximo. Outras sete cidades estão em situação de emergência: Jurema, Palmeirina, Limoeiro, Pombos, Ribeirão, São Benedito do Sul e Vicência.

 

Alagoas
Em Alagoas, a chuva também deixou dez pessoas mortas. Seis são de União dos Palmares (AL), onde há 1.000 pessoas desaparecidas.

 

Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, as chuvas que atingiram 21 cidades alagoanas destruíram 1.129 casas. Cerca de 37 mil pessoas estão sem abrigo e 15.540 estão desalojadas.

O governo do Estado decretou calamidade pública em 14 municípios, União dos Palmares é um deles. A decisão deve ser publicada no ‘Diário Oficial’ do Estado na terça-feira (22). O governo não divulgou a lista de cidades que farão parte do decreto.

 

Mais de 58 mil pessoas foram afetadas e 1.129 casas foram destruídas. Cerca de 37 mil pessoas estão sem abrigo e 15.540 estão desalojadas.


Ajuda
O Ministério das Cidades informou neste sábado que vai ajudar as vítimas das enchentes de Pernambuco e Alagoas na construção de moradias.

 

Em nota, o ministério informou que isso será feito por meio do programa Minha Casa, Minha Vida ou com recursos adicionais a serem definidos por medida provisória, para a remoção de famílias que habitam áreas de risco.

 

O ministro da Cidades, Márcio Fortes, fez um sobrevoo hoje em regiões de Pernambuco que, desde o último fim de semana, vem sendo fortemente atingidas pela chuva, acompanhado do ministro da Integração, João Santana, e dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB).

 

Os ministros também sobrevoaram cidades vizinhas do Estado de Alagoas que também estão inundadas, em consequência do transbordamento do rio Mundaú. A drenagem dessas áreas também ficará a cargo do Ministério das Cidades.

 

“Alagoas não teve chuvas, mas municípios foram arrasados pela cheia do do Rio Mundaú, como é o caso de Rio Largo, Branquinha, União dos Palmares”, afirmou Fortes.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Senado aprova Dia Nacional do Candomblé

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30,) o PLC...

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

para lembrar

Evento contra o racismo e a intolerância religiosa terá início nesta quinta

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove,...

Prêmio Dr. Benedicto Galvão

Convidamos a todas e todos para o evento de...

INCRIÇÕES PRORROGADAS até 30 nov – EDITAIS PALMARES 25 ANOS

  Foram prorrogadas até 30 de novembro de 2013, as inscrições...

A Cor da Fé e a intolerância contra religiões africanas.

Por Guilherme Lemos Relações estreitas entre intolerância, raça e religiões africanas Quando...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=