Cidade Universitária terá praça em homenagem a Milton Santos

Homenagem a professor emérito foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário

Por Adriana Cruz, da USP 
A reunião do Conselho Universitário foi realizada no dia 26 de setembro – Foto: Adriana Cruz/Assessoria de Imprensa da USP

O Conselho Universitário aprovou por unanimidade, na sessão realizada no dia 26 de setembro, a criação da Praça “Milton Santos”, na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo.

A Praça ficará localizada junto às futuras instalações do novo centro de pesquisa Inova-USP, nas proximidades da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), do Centro de Difusão Internacional (CDI) e do Instituto de Relações Internacionais (IRI).

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) foi professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde lecionou Geografia Humana de 1983 a 1997, e da qual recebeu o título de professor emérito. Considerado como um dos principais estudiosos de sua área, destacam-se, em sua obra, os estudos sobre a urbanização nos países subdesenvolvidos.

“A praça que, por sua própria definição, rejeita muros e favorece o estabelecimento de novos laços e relações, também simboliza alguns dos temas  mais caros ao pensamento de Milton Santos, a demonstrar a pertinência e adequação de sua escolha como forma por meio da qual a USP poderá realizar uma merecida homenagem a tão admirável brasileiro”, destacou o reitor Marco Antonio Zago.

Pós-Graduação

O colegiado também deliberou sobre modificações relativas aos programas de Pós-Graduação da Universidade. O Conselho aprovou o texto-base das mudanças e os destaques [proposições apresentadas pelos conselheiros] deverão ser discutidos na próxima reunião do colegiado.

Dentre as alterações aprovadas estão o aumento do prazo da licença-paternidade aos pós-graduandos; a flexibilização do oferecimento de disciplinas em inglês ou em outros idiomas de forma presencial ou a distância; o término da obrigatoriedade do exame de língua portuguesa para alunos estrangeiros; e a extensão do prazo para o exame de qualificação, que passou de 60 para 90 dias, além da possibilidade de que o exame possa ser realizado a distância.

+ sobre o tema

Rotina de professoras negras será retratada em documentário sobre Diáspora Africana

Podemos construir uma escola que valorize a ancestralidade africana?...

Oxfam e FNPI lançam bolsa de jornalismo sobre desigualdade

Bolsa de US$ 5 mil está com inscrições abertas...

Kaya Thomas criou um app que te ajuda a encontrar livros de autores negros

A alfabetização da comunidade negra foi um dos gritos...

para lembrar

13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam...

Escola de elite, a R$ 8 mil por mês, será inaugurada em São Paulo

Alunos de 5 anos são fluentes em mandarim e...

Qual a nota de corte para cursos no Sisu, Prouni e Fies no Enem?

Uma das grandes dúvidas dos participantes do Enem2016 é...

Retrocesso

Queda brusca nas matrículas em tempo integral no ensino...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=