Cidade Universitária terá praça em homenagem a Milton Santos

Homenagem a professor emérito foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário

Por Adriana Cruz, da USP 
A reunião do Conselho Universitário foi realizada no dia 26 de setembro – Foto: Adriana Cruz/Assessoria de Imprensa da USP

O Conselho Universitário aprovou por unanimidade, na sessão realizada no dia 26 de setembro, a criação da Praça “Milton Santos”, na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo.

A Praça ficará localizada junto às futuras instalações do novo centro de pesquisa Inova-USP, nas proximidades da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), do Centro de Difusão Internacional (CDI) e do Instituto de Relações Internacionais (IRI).

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) foi professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde lecionou Geografia Humana de 1983 a 1997, e da qual recebeu o título de professor emérito. Considerado como um dos principais estudiosos de sua área, destacam-se, em sua obra, os estudos sobre a urbanização nos países subdesenvolvidos.

“A praça que, por sua própria definição, rejeita muros e favorece o estabelecimento de novos laços e relações, também simboliza alguns dos temas  mais caros ao pensamento de Milton Santos, a demonstrar a pertinência e adequação de sua escolha como forma por meio da qual a USP poderá realizar uma merecida homenagem a tão admirável brasileiro”, destacou o reitor Marco Antonio Zago.

Pós-Graduação

O colegiado também deliberou sobre modificações relativas aos programas de Pós-Graduação da Universidade. O Conselho aprovou o texto-base das mudanças e os destaques [proposições apresentadas pelos conselheiros] deverão ser discutidos na próxima reunião do colegiado.

Dentre as alterações aprovadas estão o aumento do prazo da licença-paternidade aos pós-graduandos; a flexibilização do oferecimento de disciplinas em inglês ou em outros idiomas de forma presencial ou a distância; o término da obrigatoriedade do exame de língua portuguesa para alunos estrangeiros; e a extensão do prazo para o exame de qualificação, que passou de 60 para 90 dias, além da possibilidade de que o exame possa ser realizado a distância.

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Escola na Inglaterra manda carta a alunos “especiais e únicos”

Uma carta enviada aos alunos de uma escola da...

Em mudança histórica, maioria dos novos alunos da USP é de escolas públicas

Em uma mudança histórica, a maioria dos novos alunos...

Vereador quer incluir ensino da Lei Maria da Penha nas escolas municipais

O ensino da Lei Maria da Penha nas escolas...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=