Cidinha da Silva lê trechos de ‘Quarto de Despejo’ em nova série de vídeos

Enviado por / FonteFolha de São Paulo

Uma das curadoras do projeto 200 anos, 200 livros, a escritora incluiu o livro de Carolina de Jesus entre suas recomendações

“Carolina Maria de Jesus é um clássico dos anos 1960 e, finalmente, começa a se consolidar nesse lugar”, diz a escritora Cidinha da Silva, 55, autora de “Um Exu em Nova York” e editora na Kuanza Produções.

Ela conta que tinha 24 anos quando leu “Quarto de Despejo” pela primeira vez. À época, atuava no Geledés – Instituto da Mulher Negra, instituição que presidiu entre 2000 e 2002. “Então sabia bem como o racismo operava, estava preparada para decodificá-lo.”

Não à toa, a escritora escolheu, para a sua leitura neste vídeo, um trecho em que Carolina narra um dia no cotidiano da favela do Canindé, onde morava. O fragmento expõe não só as violências que atingiam a protagonista como também o modo como ela observava as personagens à sua volta.

“O sentimento mais nítido que tive foi o de perceber como a estrutura racista manipulou Carolina para expor suas condições de vida miseráveis à sanha dos abutres”, reflete Cidinha. Veja o vídeo abaixo.

Cidinha foi uma das intelectuais convidadas a compor o conselho curador do projeto 200 anos, 200 livros, uma parceria da Folha com a Associação Portugal Brasil 200 anos e com o Projeto República (núcleo de pesquisa da Universidade Federal de Minas – UFMG). A iniciativa visa indicar 200 obras importantes que expliquem o país.

As três indicações de Cidinha entraram para a lista final: além de “Quarto de Despejo”, “Escritos de uma Vida”, de Sueli Carneiro, e “Literatura e Afrodescendência no Brasil: Antologia Crítica”, de Eduardo de Assis Duarte e Maria Nazareth Soares Fonseca.

“Trata-se de uma grande intérprete do Brasil, que tinha o sonho de escrever, que tinha um projeto literário e lutou por ele. Para mim, este é seu maior legado”, afirma a escritora.

Este é o primeiro vídeo de uma série realizada pela TV Folha no âmbito do projeto 200 anos, 200 livros. Os demais trarão leituras de “Grande Sertão: Veredas”, “A Queda do Céu” e “Raízes do Brasil”.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

As Duas Cores de Machado de Assis

"Mulato, ele foi de fato, um grego da melhor...

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

Tradição exemplar: Negroesia, de Cuti

Por Jônatas Conceição da Silva1 Acredito que...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...
-+=