Ciências naturais e racismo: o caso de Christian Cooper

Em junho deste ano, observamos em todo o mundo o levante do movimento Black Lives Matter ou Vidas Negras Importam, tanto em manifestações nas ruas quanto com o uso de hashtags nas diferentes redes sociais, em resposta à violência policial explícita no caso de George Floyd, assassinado em Minneapolis, EUA. As manifestações trouxeram à tona o racismo persistente e institucional contra a população negra em diferentes sociedades e a permanência das desigualdades raciais.

Ainda dentro do tema, na semana do meio ambiente, entre os dias 31 de maio e 5 de junho, iniciou-se o movimento #BlackInNature e a #BlackBirdersWeek, também em resposta ao episódio de racismo sofrido por Chris Cooper, conhecido observador de aves no Central Park, NY. Cooper é membro do conselho da Audubon Society em Nova York, onde promove a conservação dos espaços ao ar livre e inclusão de todas as pessoas nesses espaços. Após caminhada para observação de aves no parque, pediu que uma mulher branca colocasse a coleira em seu cachorro, conforme orientação do local, já que se tratava de área reservada para proteção e observação de pássaros. Irritada, a mulher em questão o ameaçou afirmando que chamaria a polícia informando que estava sendo atacada por um homem negro. O caso evidenciou a dinâmica de poder na qual pessoas brancas entendem que podem usar o viés de instituições estatais contra pessoas negras, sempre lidas como perigo em potencial.

No Brasil, em que 56,10% da população se autodeclara negra, a porcentagem desse grupo ocupando cargos de docência no ensino superior, por exemplo, ainda é de 16%. Refletindo sobre a importância da representatividade para inclusão, questionamos: quantos documentários ou programas sobre natureza, animais, ou de atividades outdoor de esporte e lazer, são protagonizados por pessoas não brancas? Como incentivar que crianças e jovens não brancos se interessem por tais práticas ou que acreditem ser possível seguir tais caminhos como profissionais enquanto não se enxergarem ocupando tais espaços?

(Foto: Divulgação/ Afro Observação de aves)

O movimento da “Primeira Semana de Afro-observação de aves”, com apoio da Avistar e da Bemteouvi, objetiva trazer tais discussões com foco inicial para a observação de aves. A Avistar, enquanto instituição parceira do evento, constata que das mais de 40 “lives” transmitidas em 2020, apenas 4 contaram com palestrantes negros e que de todos os convidados, menos de quatro eram pessoas negras. Romper com esse padrão, que não deve ser normatizado em uma sociedade majoritariamente negra, é um dos objetivos do evento.

Acreditamos na importância de divulgar pessoas negras que atuam como ornitólogas ou que praticam a observação de aves, para celebrar e ampliar a diversidade, atraindo um público mais amplo para atividades como essa, que podem e devem ser mais democráticas. A observação de aves tem se mostrado uma prática que desperta o interesse da população não acadêmica e a sensibilização para a proteção ambiental, podendo ser praticada mesmo em grandes cidades. A prática por amadores estimula a catalogação de espécies nas diferentes regiões e estações do ano, e tem contribuído para melhor a compreensão sobre comportamentos de avifauna, a distribuição das espécies e identificação das mais abundantes ou em risco de extinção. Um grande potencial de contribuição para a produção de conhecimento científico por meio da ciência cidadã.

Gosta de aves? Se sente aberto a conhecer novas ideias e reflexões por um mundo mais inclusivo em qualquer área? Fica o convite para o evento que acontece entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro.

Link para acesso às lives: https://linktr.ee/afrobirders

Leia também: 

Falsa denúncia de mulher branca contra homem negro gera duras críticas nos EUA

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

Tatuagem nazista impede barítono russo de cantar na Alemanha

Evgeny Nikitin tem uma cruz suástica desenhada no peito...

Os nazis do século XXI

Enquanto os Jogos Paralímpicos se iniciam hoje em...

Tottenham-Lazio: cânticos racistas com Platini na bancada

André Villas-Boas não ouviu, mas lembra que a UEFA...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

O que paciente vivenciou na ginecologista é chamado de racismo científico

Recentemente, uma matéria circulou destacando um incidente lamentável envolvendo uma ginecologista que fez um comentário preconceituoso e equivocado sobre o odor íntimo das mulheres...
-+=