Falsa denúncia de mulher branca contra homem negro gera duras críticas nos EUA

Enviado por / FontePor France Presse, no G1

Um vídeo em que uma mulher branca chama a polícia por causa da presença de um homem negro, que observava pássaros, no Central Park, em Nova York, viralizou na internet, provocando indignação com a denúncia, considerada racista.

As imagens (assista abaixo), publicadas no Twitter e que tiveram mais de 20 milhões de visualizações, foram filmadas pelo homem, Christian Cooper, que disse que havia pedido à mulher que colocasse uma coleira no cão que a acompanhava.

A denunciante passeava com seu cão ontem em uma área arborizada do parque, popular entre os observadores de pássaros e onde os animais devem ser mantidos na coleira. No vídeo, quando a mulher tenta controlar o cachorro, Cooper se aproxima. Em seguida, ela é vista fazendo uma ligação.

Amy Cooper é filmada enquanto telefona para a polícia no Central Park, em Nova York — Foto: Reprodução/NBC

“Direi a eles que tem um afro-americano me ameaçando”, avisa a mulher a Cooper, enquanto liga para o telefone de emergências 911. “Estou no Central Park, tem um afro-americano aqui me filmando, me ameaçando e ameaçando o meu cachorro”, diz a mulher, identificada como Amy Cooper, corretora de seguros, ao operador telefônico.

As imagens provocaram indignação nas mídias sociais e muitos usuários chamaram a mulher de “Karen”, termo popularmente usado para descrever uma mulher branca que se considera mais privilegiada do que os outros.

O incidente provocou a reação do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que classificou a ação como “racismo puro e simples”. “Ela ligou para a polícia PORQUE ele era um homem negro. Mesmo tendo sido ela que violou as regras. Decidiu que era ele o criminoso e sabemos o porquê. Este tipo de ódio não tem espaço em nossa cidade”, tuitou o prefeito.

Mais tarde, Amy Cooper desculpou-se em entrevista à rede de TV NBC, na qual negou ser racista e disse que exagerou em sua reação, por ter se sentido ameaçada. “Peço desculpas, sincera e humildemente, a todos, especialmente a esse homem e à sua família.”

Mas as desculpas não foram suficientes. Em comunicado publicado em sua conta no Twitter, a empresa Franklin Templeton anunciou a demissão com efeito imediato de Amy, sua funcionária, após uma investigação rápida: “Não toleramos nenhum tipo de racismo na empresa.”

 

 

Leia Também:

Racismo não é desculpável, é crime

+ sobre o tema

DPU apura denúncia de racismo em agência da Caixa Econômica em Lauro de Freitas

Em denúncia, cliente diz que foi impedido de entrar...

O arrastão de racismo no jornalismo online de A Gazeta

Nenhuma loja depredada no Shoping Vitória. Nenhum registro...

Para Justiça, morte do ‘Rei dos Passinhos’ não foi intencional

Segundo testemunhas, o dançarino foi confundido com bandido após...

para lembrar

Naomi Campbell adere a campanha contra o racismo nas passarelas

Balance Diversity, criada por Bethann Hardison, propõe que o...

Após ser vítima de racismo, Balotelli é multado por fazer gestos obscenos

                            Meia-atacante do Inter de Milão diz que não vai...

Comissão aprova reserva de vagas em concursos para negros

Brasília - A Comissão de Direitos Humanos e...

EUA caminham para modelo brasileiro de identificação racial, diz sociólogo americano

Os critérios com que brasileiros e americanos se identificam...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=