Cineasta brasileiro busca origens da “Lavagem do Bonfim” na África

Radicado nos Estados Unidos, o cineasta brasileiro Ivy Goulart, residente no Brooklyn (NY), viajou ao continente africano para registrar as origens de um dos principais exemplos do sincretismo religioso no Brasil: A Lavagem das Escadarias da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA). O trabalho é continuação do documentário independente produzido por Ivy da “Lavagem da Rua 46”, em Manhattan (NY), cerimônia anual que já faz parte do calendário oficial de eventos da Big Apple.

“Estou gravando o documentário sobre a origem do Candomblé e da Lavagem do Bonfim.

Vim para a Festa Mundial do Vodu, que acontece aqui no Benim anualmente. É do Benim a origem da religião Vodu que no Brasil se transformou no Candomblé.

Muito interessante o quanto essa religião é rica em detalhes das energias da natureza humana e sua origem mais profunda da espiritualidade. As religiões: Vodu, Católica, Evangélica e Muçulmana convivem em plena harmonia na cidade de Uidá (Capital mundial do Vodu), um exemplo de tolerância religiosa no continente africano”, disse Ivy.

A hospitalidade do povo local e a diversidade cultural no Benin impressionaram o cineasta brasileiro, que usará o material recolhido em Uidá na continuação do documentário.

“Estou amando estar aqui. Uma experiência maravilhosa, um encontro único com esse continente cheio de mistérios e ao mesmo tempo livre do conceito europeu do que se diz ‘civilizado”, comentou o cineasta.

“O Benim ao mesmo tempo é tão próximo (Culturalmente) ao Brasil, mas, por outro lado, um grande contraste: Tudo que a gente achava que é a pobreza econômica; aqui é muito maior e quase selvagem e primitivo. Está sendo um

verdadeiro encontro com as nossas origens mais profundas”, acrescentou. 

Apesar das diferenças sociais e econômicas marcantes entre os dois países, ainda é evidente no Benin os elementos culturais que serviram de base à cultura afro-brasileira.

“É muito curiosa a relação do homem e o trabalho, a manufatura não existe. A produção: caça, pesca e a colheita são trabalhos feitos para a sobrevivência, no sentido mais amplo dessa palavra. Praticamente, não existe indústria local. Foi também do Benim que saíram negros escravos para as Américas e, principalmente, para Salvador (Bahia), levando a cultura e a religião deles e cravando na nossa cultura o conceito e a atitude afro-brasileira”, concluiu Ivy.

O documentário “A Lavagem da Rua 46” conquistou vários prêmios, entre eles o Brazilian International Press Award, na Flórida. O trabalho levou Ivy às ruas de Salvador, onde ele conversou com fiéis e as tradicionais baianas que participam do ritual da lavagem das escadarias na Igreja do Bonfim. 

Fonte: Brazilian Voices

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Congada 13 de maio: quarenta anos de história, tradição e fé

Ceiça Ferreira Mais uma vez os tambores das...

para lembrar

Aláfia, para além da “África teórica”

Por Igor Carvalho, Uma banda que carrega em sua música...

Casa Branca do Engenho Velho

Casa Branca do Engenho Velho, Sociedade São Jorge do...

Iemanjá – Lenda, Mito e Sincretismo Religioso

Iemanjá (yemanjá), a Rainha do Mar, mãe de quase...

Hoje na história, 15 Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=