Circulando pela blogosfera – Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva

A partir de setembro de 2012 consegui escrever crônicas diárias em meu blogue pessoal, reproduzidas no Facebook. Seguiram-se resultados promissores em meio a coisas curiosas, por exemplo, leitores e leitoras que não expressam qualquer comentário sobre textos autorais, mas manifestam-se quando há matérias não-autorais, indicando que estas são as verdadeiramente interessantes ou dignas de sua nobre atenção. Outros, desta feita, amigos queridos e críticos respeitáveis, dão o ar da graça quando escrevo sobre temas gerais, sem conexão direta com questões raciais. Vejo nisso um incentivo para que eu reflita e crie sobre generalidades cotidianas.

Em meio aos bons resultados, surgiram os convites para escrever em blogues, sítios e portais, seis, ao todo. Dentre eles, dois me alegraram muito, o dos blogues Preta & Gorda e Blogueiras Negras, iniciativas de jovens e criativas mulheres negras. A sétima novidade foi inesperada recomendação para escrever no premiado Nota de Rodapé, no qual estrearei em breve a coluna Dublê de Ogum, e a oitava, meu oferecimento para ser cronista do Portal Geledés. São, portanto, nove veículos de comunicação eletrônica até o momento, incluindo o pioneiro Cidinha da Silva. É a Senhora dos Ventos à frente do meu caminho.

Quando vi algumas pessoas reproduzindo o texto “O cabelo dos meninos pretos” postado no Portal Geledés, resolvi escrever à Sueli dando conta da minha alegria ao ver algo de minha lavra exposto por lá e aproveitei para dizer que gostaria que isso fosse mais perene. Sueli, como sempre, atendeu o pedido, acolheu a oferta e alargou o caminho, passei a ser colunista oficial do Portal Geledés.

Um sentimento de júbilo fez morada no peito e não me canso de ir até lá para me ver. É uma sensação boa de volta à casa, mais velha, madura, na condição de parceira, não mais de membro dos destinos de um coletivo.

Agora entendo Lázaro Ramos e a afirmação sobre seu pertencimento ao Bando de Teatro Olodum: eu sou de Geledés e estou emprestada ao mundo!

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

Russomanno tem 31%, Serra, 22%, e Haddad, 14%, diz Datafolha

Candidato do PRB se isolou na liderança em SP,...

Na ONU, mais de 80 entidades pedem apoio internacional contra Bolsonaro

A Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Vladimir Herzog,...

Dalai Lama será recebido na Casa Branca este mês (EUA)

O Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos no exílio,...

Uma carta aberta a FHC que merece ir para os livros de história

por Renato Rovai Segue uma Carta Aberta de...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...

Cidinha da Silva e as urgências de Cronos em “Tecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos”

Em outra oportunidade, dissemos que Cidinha da Silva é, assim como Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro, autora importante para entendermos o Brasil de hoje e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=