Circulando pela blogosfera – Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva

A partir de setembro de 2012 consegui escrever crônicas diárias em meu blogue pessoal, reproduzidas no Facebook. Seguiram-se resultados promissores em meio a coisas curiosas, por exemplo, leitores e leitoras que não expressam qualquer comentário sobre textos autorais, mas manifestam-se quando há matérias não-autorais, indicando que estas são as verdadeiramente interessantes ou dignas de sua nobre atenção. Outros, desta feita, amigos queridos e críticos respeitáveis, dão o ar da graça quando escrevo sobre temas gerais, sem conexão direta com questões raciais. Vejo nisso um incentivo para que eu reflita e crie sobre generalidades cotidianas.

Em meio aos bons resultados, surgiram os convites para escrever em blogues, sítios e portais, seis, ao todo. Dentre eles, dois me alegraram muito, o dos blogues Preta & Gorda e Blogueiras Negras, iniciativas de jovens e criativas mulheres negras. A sétima novidade foi inesperada recomendação para escrever no premiado Nota de Rodapé, no qual estrearei em breve a coluna Dublê de Ogum, e a oitava, meu oferecimento para ser cronista do Portal Geledés. São, portanto, nove veículos de comunicação eletrônica até o momento, incluindo o pioneiro Cidinha da Silva. É a Senhora dos Ventos à frente do meu caminho.

Quando vi algumas pessoas reproduzindo o texto “O cabelo dos meninos pretos” postado no Portal Geledés, resolvi escrever à Sueli dando conta da minha alegria ao ver algo de minha lavra exposto por lá e aproveitei para dizer que gostaria que isso fosse mais perene. Sueli, como sempre, atendeu o pedido, acolheu a oferta e alargou o caminho, passei a ser colunista oficial do Portal Geledés.

Um sentimento de júbilo fez morada no peito e não me canso de ir até lá para me ver. É uma sensação boa de volta à casa, mais velha, madura, na condição de parceira, não mais de membro dos destinos de um coletivo.

Agora entendo Lázaro Ramos e a afirmação sobre seu pertencimento ao Bando de Teatro Olodum: eu sou de Geledés e estou emprestada ao mundo!

+ sobre o tema

Contas públicas são disfuncionais porque há muita pobreza e privilegiados

No pronunciamento aos queridos brasileiros e às queridas brasileiras,...

PEC contra aborto isola Brasil na América do Sul

Com a aprovação, na quarta-feira, pela Comissão de Constituição...

População em favelas cresce 43,5% em 12 anos; desigualdade esteve na pauta do G20

Se todas as favelas brasileiras formassem um estado, ele...

Salário mínimo, PIS/Pasep, militares, IR e BPC: governo detalha pacote fiscal

O governo detalhou as medidas do pacote fiscal que...

para lembrar

Contos da maladita, por Fernanda Pompeu

Por Fernanda Pompeu Em 1975, eu estudava no Colégio Equipe. Para quem...

As cifras da desigualdade nos EUA

A recessão econômica aumentou a lacuna entre as pessoas...

Em Londres, Michelle Obama visita delegação dos Estados Unidos

Esposa do presidente Barack Obama, primeira-dama participa de um...

Prefeitura de BH vai dar emprego para pessoas em situação de rua

Capacitar e dar oportunidades de emprego para a população...

Mapa da Desigualdade de São Paulo: quem mora na periferia vive 24 anos a menos do que morador de bairro nobre

Quem mora na periferia de São Paulo vive em média 24 anos a menos do que o morador de um bairro nobre da capital...

Ideologia de morte e violência incentivada por PM é o fim da educação

As imagens de estudantes repetindo cantos de morte e violência que circularam nas redes são aterradoras e demostram que a ideologia de muitos colégios militares têm...

Brasil gasta com pobres, mas não investe neles

Uma ironia das políticas públicas brasileiras está no contraste entre aquilo que gastamos com os pobres e o que efetivamente se investe neles. O...
-+=