Clube do Samba celebra Consciência Negra na terça: ‘Resistência é sambar’

Zumbi dos Palmares, líder do mais famoso quilombo brasileiro, morreu em 20 de novembro de 1695. Em homenagem à ação de resistência e defesa da dignidade humana que sua história simboliza, a lei 10.639, de 2003, oficializa o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

Para marcar o mês de comemoração dessa luta, na próxima terça-feira, 6, o Clube do Samba Acre abre a Roda Cultural “Resistência é sambar”, celebrando com as músicas que entoam, em nossa cultura, a força da liberdade, da luta e da alegria. A Roda começa às 20 horas, no Casarão (Avenida Brasil, Centro).

O samba tem papel importante no processo da formação da cultura negra no Brasil. Segundo o músico e ogan (líder candomblecista) Denilson Carneiro, esse ritmo “nasce com a chegada dos bantos (negros de Angola, Moçambique, Congo e Nova Guiné), que trouxeram o culto da divindade Kissimbi (Samba Inkice), de onde se origina o samba”.

Carneiro afirma ainda que o samba era proibido, o escravo não podia ter identidade. Só sobreviveu até hoje porque “o africano não esquecia sua cultura e o recriou do jeito que podia nesse novo país”. Como Zumbi, essa música divina se tornou, hoje, símbolo de um país.

A cada toque que se seguirá durante a Roda, o Clube do Samba reafirma sua proposta de trazer para o público de Rio Branco uma experiência que vá além do som. Para o presidente do clube, Anderson Liguth, essa edição da Terça do Samba é “uma ação afirmativa que mostra como a negritude contribui de forma fundamental com a nossa cultura, seja em manifestações artísticas ou não”.

thumb rodaresistenciasamba

Ações do Clube

Em especial, a Roda desse mês terá também caráter filantrópico. Toda a bilheteria será revertida para doação ao Educandário Santa Margarida, como ação prevista no cronograma anual do Clube. Ingressos continuam a R$ 5 (inteiro) e R$ 2,50 (meio).

A campanha “Samba de Letrinha” segue até o fim de novembro, e o Casarão será ponto de coleta para a doação de livros e outras mídias de samba durante a festa.

O Clube do Samba Acre conta com apoio da Fundação Elias Mansour para realização da Roda Cultural, e tem parceria com a Biblioteca da Floresta para formação de acervo com as doações da campanha. Para saber mais acesse a página http://facebook.com/clubedosambaac.

 

 

Fonte: Agênciaac

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...