Marta Suplicy lançará o edital para artistas negros no dia da Consciência Negra

Marta Suplicy cria edital para artistas negros

O edital será lançado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra

Há menos de um mês no cargo, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, criou um novo tipo de edital para dar recursos públicos somente a produtores e criadores negros. Ele será lançado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

O tema das produções será “afrodescendente”. Significa, segundo a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, que serão favorecidos os que se identificarem com valores culturais da “matriz africana”. Cita como exemplo mais de cem grupos de teatro ou dança que se autodefinem como negros. “Essas expressões muito raramente se beneficiam de recursos públicos comparativamente a outras”, afirma.

Luiza informa que os termos do edital não estão totalmente definidos. Marta não respondeu à ligação do jornal O Estado de S. Paulo. Sua assessoria informou que ela estava nesta sexta-feira (5) em São Paulo, onde faz campanha para o candidato do PT à prefeitura, Fernando Haddad.
Apesar de considerar a iniciativa “discriminatória, ilegal, inconstitucional e que viola a igualdade entre as pessoas”, o sociólogo Demétrio Magnoli diz que não ficou surpreso. “É mais uma das inúmeras manifestações de um processo de inscrição da raça na lei e da transformação da raça num critério de políticas públicas”, afirma.

Ele rebate a afirmação de que a iniciativa seria de Marta, ao assegurar que ela nada mais faz que seguir a política do governo. “Logo, logo, vamos ter concursos para funcionários públicos com critério de raça. Faz parte do mesmo processo de cotas, inconstitucional, mas surpreendentemente apoiado pelo Supremo Tribunal Federal”, alerta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Ataque suicida deixa 8 mortos em igreja Católica no norte da Nigéria

Um suicida dirigiu um carro carregado com explosivos...

A história do racismo no futebol brasileiro

Por Julio Ribeiro Xavier   Em tempo de Copa do Mundo,...

Virada Cultural em SP anuncia aumento de 25% em sua programação

A Virada Cultural de 2013 será reforçada com novos...

para lembrar

“Talvez o próximo Einstein esteja morrendo de fome na Etiópia”

Neil deGrasse Tyson diz que a educação e a...

Hoje na História, 1972: É absolvida militante negra Angela Davis

Angela Yvonne Davis, militante negra, antiga professora de filosofia...

Dia da Consciência Negra: exposição fotográfica dá visibilidade aos negros na UFV

A exposição fotográfica “Existências Negras na UFV” traz 110...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta pela primeira vez no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...
-+=