Clube do Samba celebra Consciência Negra na terça: ‘Resistência é sambar’

Zumbi dos Palmares, líder do mais famoso quilombo brasileiro, morreu em 20 de novembro de 1695. Em homenagem à ação de resistência e defesa da dignidade humana que sua história simboliza, a lei 10.639, de 2003, oficializa o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

Para marcar o mês de comemoração dessa luta, na próxima terça-feira, 6, o Clube do Samba Acre abre a Roda Cultural “Resistência é sambar”, celebrando com as músicas que entoam, em nossa cultura, a força da liberdade, da luta e da alegria. A Roda começa às 20 horas, no Casarão (Avenida Brasil, Centro).

O samba tem papel importante no processo da formação da cultura negra no Brasil. Segundo o músico e ogan (líder candomblecista) Denilson Carneiro, esse ritmo “nasce com a chegada dos bantos (negros de Angola, Moçambique, Congo e Nova Guiné), que trouxeram o culto da divindade Kissimbi (Samba Inkice), de onde se origina o samba”.

Carneiro afirma ainda que o samba era proibido, o escravo não podia ter identidade. Só sobreviveu até hoje porque “o africano não esquecia sua cultura e o recriou do jeito que podia nesse novo país”. Como Zumbi, essa música divina se tornou, hoje, símbolo de um país.

A cada toque que se seguirá durante a Roda, o Clube do Samba reafirma sua proposta de trazer para o público de Rio Branco uma experiência que vá além do som. Para o presidente do clube, Anderson Liguth, essa edição da Terça do Samba é “uma ação afirmativa que mostra como a negritude contribui de forma fundamental com a nossa cultura, seja em manifestações artísticas ou não”.

thumb rodaresistenciasamba

Ações do Clube

Em especial, a Roda desse mês terá também caráter filantrópico. Toda a bilheteria será revertida para doação ao Educandário Santa Margarida, como ação prevista no cronograma anual do Clube. Ingressos continuam a R$ 5 (inteiro) e R$ 2,50 (meio).

A campanha “Samba de Letrinha” segue até o fim de novembro, e o Casarão será ponto de coleta para a doação de livros e outras mídias de samba durante a festa.

O Clube do Samba Acre conta com apoio da Fundação Elias Mansour para realização da Roda Cultural, e tem parceria com a Biblioteca da Floresta para formação de acervo com as doações da campanha. Para saber mais acesse a página http://facebook.com/clubedosambaac.

 

 

Fonte: Agênciaac

+ sobre o tema

Quilombos: íntegra do julgamento da ADI 3.239 pelo STF

  Na última quarta-feira, pedido de vista da ministra Rosa...

‘Racismo é perverso’, diz a primeira doutora quilombola do Brasil

Edimara Gonçalves Soares viveu em um quilombo no RS...

Palmas entra no circuito nacional das festas africanas

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e...

Dia Nacional da Consciência Negra

Por: Edson França *   O Dia Nacional...

para lembrar

Comuns na web, comunidades que expressam ódio a nordestinos são alvo da PF e do MP

Por: Carlos Madeiro A propagação de comunidades na internet...

Quase metade dos nordestinos com mais de 50 anos é analfabeto

Educação foi abandonada na região durante décadas, dizem especialistas...

Presos de Paranaíba escrevem “livros” sobre cultura africana

O Estabelecimento Penal de Paranaíba realizou na semana...

Convite – Oficina de capacitação do Edital Procultura – Juventude Negra

Oficina de capacitação - Salvador     O...
spot_imgspot_img

Racismo, e não classe social, é principal fator de desigualdade para brasileiros

O Brasil é racista. As pessoas pretas são as que mais sofrem racismo. A polícia trata de forma diferente negros e brancos. Essas três...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=