Marinha impede entrega de 500 kg de alimentos arrecadados pelo Akofena para Quilombo Rio dos Macacos

Os alimentos que a Marinha impediu fossem entregues ao Quilombo

 

Nós, militantes do Núcleo Akofena – Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, no dia 17 de maio de 2013, fomos impedidos pela Marinha de Guerra do Brasil de entregar alimentos para o Quilombo Rio dos Macacos. Junto com a comunidade tentamos negociar a entrada dos alimentos, entretanto, a Marinha permaneceu irredutível.

Durante os meses de fevereiro, março e abril de 2013, o Núcleo Akofena realizou uma série de ações em solidariedade real e concreta à comunidade Quilombo Rio dos Macacos , em parceria/articulação com as comunidades periféricas de cachoeira, terreiros de candomblés, artistas locais, Griôs, a tradicional Lavagem da Pechincha e o Movimento Estudantil da UFRB.

Os alimentos foram frutos desta jornada de lutas Pró-Quilombo Rio dos Macacos. Um sargento da Marinha, sob orientação de seu superior, afirmou que os alimentos poderiam entrar na Comunidade, mas o carro não. Foi arrecadado mais de 500 kg de alimentos e não haveria possibilidades de levar para a Comunidade sem o transporte, bem como não havia condições de acesso por via alternativa, tendo em vista a condição da estrada em períodos chuvosos, ou seja, a única via seria pela Vila Naval da Marinha de Guerra.

Nesse embate, A Marinha do Brasil inviabiliza que os quilombolas tenham acesso a saneamento básico, atendimento de saúde, ações educativas e alimentação básica.

Como somos também irredutíveis, articulamos outro meio para o repasse dos alimentos. Ainda que a Marinha do Brasil tenha nos inviabilizado realizar a atividade programada junto a comunidade, quando nos foi vetada a entrada de carro ou a pé, mantivemos o compromisso político e reafirmamos entre os irmãos: Somos Quilombo Rio dos Macacos 365 dias ao ano, na solidariedade total a luta quilombola.

Núcleo Akofena – Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto!

 

Fonte: QUILOMBOLAS – CONAQ

+ sobre o tema

O corpo negro como local de discurso

A linguagem corporal tradicionalmente faz parte da criação e...

7 Cientistas Negros que você deveria conhecer

1. George Washington Carver Filho de escravos, George Washington Carver...

Um débito colossal

Fonte: Folha de São Paulo Ter, 08 de julho...

Afrodescendientes en el Sur

por: Jesus Chucho Garcia     Ecuador es...

para lembrar

Morre Tina Turner, cantora considerada a rainha do rock’n’roll, aos 83 anos

Morreu nesta quarta-feira, dia 24, a cantora Tina Turner, aos 83...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para...

Debate com grandes escritores africanos desvenda o continente

  O "Entrelivros", programa da TV Brasil, debate a literatura...

Prêmio Abdias Nascimento será entregue dia 07 de novembro no Rio de Janeiro

A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...
-+=