Educação antirracista é fundamental

A maioria das instituições limita-se a promover alguma atividade sobre o Dia da Consciência Negra

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma das finalidades é desmistificar a construção social que resumiu os negros à condição de descendentes de “escravos”.

Há 21 anos, a lei é desrespeitada. A maioria das instituições limita-se a promover alguma atividade sobre o Dia da Consciência Negra. Isso torna ineficaz uma iniciativa que poderia representar um enorme avanço do antirracismo num país onde o racismo é institucional e foi naturalizado. De tal maneira que há séculos pretos e pardos se encontram em permanente desvantagem.

Estudantes da escola municipal Ruben Bento Alves, de Caxias do Sul (RS), onde são realizadas atividades escolares que envolvem temas de relações étnico-raciais – Carlos Macedo – 6.out.2022/Folhapress

O papel da escola é fundamental para enfrentar o racismo. Pode inibir a reprodução de crenças preconceituosas e opressivas, e evitar situações como a que ocorreu num dos colégios mais caros de Brasília, o Galois, onde alunos de uma escola franciscana foram hostilizados com gritos de “macaco”, “pobrinho” e “filho de empregada”.

Dependendo das circunstâncias, entendo que o conceito de pobreza pode ser relativizado. “Pobrinho” é aquele que vê demérito em quem não é rico, que menospreza “filho de empregada” e entende a humanidade como privilégio branco ao chamar uma pessoa negra de “macaco”.

Fico me perguntando o que o Galois está fazendo (além de “investigar internamente” e “lamentar” o comportamento de seus alunos) para prevenir casos de discriminação. O que pratica em termos de educação antirracista?

Alguém perguntou aos estudantes a respeito das razões além da genética que levam um jovem a ser franzino? Será que disseram aos “bem-nascidos” que pobreza não é defeito, mas a miséria impede o desenvolvimento de um corpo ‘sarado’ à base de orientação nutricional, whey protein e personal trainer?

Assim como dinheiro não garante civilidade, o racismo não irá se desconstruir sozinho. E o convívio e o respeito às diferenças precisam ser ensinados também na escola.

+ sobre o tema

“Me culpam por ser negra, mulher e estrangeira”, declara ministra italiana.

A ministra italiana, vítima de constantes ataques racistas, confessa...

Mais uma marca considerada racista é aposentada nos EUA

A Pepsi disse nesta terça-feira que suas massas e...

para lembrar

Estudante é amarrado a poste durante trote de faculdade em São Paulo

Garoto é aluno do curso de publicidade da Faculdade...

Por cota para negros em concurso, grupo faz vigília no Planalto

Grupo quer que presidente Dilma sancione lei já aprovada...

Presidente de CPI pede plano de enfrentamento ao homicídio de jovens negros

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência...

STJD aplica multa ao Grêmio por caso de racismo da torcida

O Grêmio acabou sendo punido no valor de R$ 30 mil...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=