Guest Post »

Cnbb negra vai a Câmara de Vereadores de Salvador cobrar promessa do Prefeito

Fonte: Lindinalva de Paula

 

 

O Fórum de Religiosos de Matrizes Africanas ou Cnbb Negra como vem sendo chamado, desde da II Conferência Nacional pela Promoção da Igualdade Racial realizada em Brasília, após mobilizar o povo de Santo de alguns Municípios da Bahia. Estará nesta quarta-feira (19-08) ás 14 horas, na Câmara de Vereadores de Salvador, coletando as assinaturas dos vereadores para o projeto de regularização fundiária dos Terreiros de candomblés existentes em Salvador conforme promessa do Prefeito João Henrique durante derrubada do Oyá Onipó Neto.

Este projeto é uma das reivindicações feita pelo povo de Santo e pelo coordenador geral do Coletivo de Entidades Negras e Ogan do Ilê Axé Oxumaré Marcos Rezende, que na época da derrubada do Terreiro no bairro do Imbui, fez greve de fome depois de uma semana de intensas ações do movimento negro em apoio ao Terreiro, parcialmente derrubado pela prefeitura de Salvador, Marcos Rezende entrou em greve na época “pelo desrespeito às religiões de matriz africana, que são perseguidas graças à intolerância religiosa”. E juntamente com as organizações negras solicitou reparação pelos danos causados, través do compromisso do prefeito de que não mais seria destruídos templos religiosos na cidade de Salvador.

Por conta da demora da câmara de Vereadores de atender uma deliberação do Prefeito João Henrique, que depois de ver sua administração acusada de intolerância religiosa, enviou a câmara de Vereadores para aprovação imediata o projeto de lei que pedia a regularização fundiária dos terreiros de candomblé do município de Salvador.Ele solicitou também a câmara de Vereadores o reordenamento de todos os terreiros que estão na mesma situação para receberem o título de posse da terra. “Temos que deixar, de forma irreversível, a garantia de que não haverá novamente a demolição de terreiro na cidade de Salvador”, afirmou o prefeito na época.

Como até o momento nada aconteceu, o Fórum de Religiosos de Matrizes Africanas de Salvador com o apoio dos templos da Região Metropolitana, estará amanhã reunido na Câmara de Vereadores a partir das 14 horas com as organizações negras que apóiam a causa para transformar a deliberação do prefeito em fato conforme ele se comprometeu e ordenou. Na época da derrubada ele convidou todos os secretários de seu Governo ao encontro com as organizações negras e representantes de Terreiros para saberem que o respeito às raças, aos gêneros e às religiões é meta do governo até o fim, portanto não entendemos a demora para tirar do papel algo que já foi dito e redito pelo prefeito informou membros do Fórum.

O que? Visita do Fórum de Religiosos de Matrizes Africanas de Salvador a Câmara de Vereadores do Município.
Quando: 19 / 08 / 2009
Horário: 14 horas

Related posts