Coalizão Negra Por Direitos apresenta suas pautas na ONU e em evento de congressistas afro-americanos

Agenda inclui participações no CBC, em Washington, e em encontros da ONU em Genebra e NYC

enviado por Maria Sylvia do Geledés Instituto da Mulher Negra

Foto: Coalizão Negra Por Direitos

São Paulo, 10 de setembro de 2019 – Dando continuidade à estratégia de mobilizar a comunidade internacional em prol da luta pelos direitos humanos no Brasil, em especial, os direitos da população negra e periférica, representantes da Coalizão Negra Por Direitos embarcam em uma missão com duração prevista para as próximas três semanas. A agenda inclui participação, entre os dias 11 e 13 de setembro, no Congressional Black Caucus (CBC), reunião anual de congressistas afro-americanos de todos os partidos, unidos em torno das pautas de interesse da população negra nos Estados Unidos. O CBC acontece em Washington DC.

Estarão presentes no evento, em nome da Coalizão, Douglas Belchior, da Uneafro Brasil, Sara Branco, do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e Juliana Góes, ativista negra brasileira que, atualmente, mora nos EUA. Os três estarão no evento a convite da The International Institute on Race, Equality and Human Rights. A intenção é articular com congressistas afro-americanos e outras lideranças, ações conjuntas, uma vez que o alinhamento entre Brasil e EUA promete prejuízos ao povo negro dos dois países. Entre as pautas prioritárias a serem apresentadas estão o Acordo Brasil X EUA sobre a Base de Alcântara e a expulsão de quilombolas destes territórios.

“Queremos aproveitar a ocasião para tentar uma aproximação com os congressistas que, recentemente, assinaram uma carta contra a política de Segurança Pública do governo federal, como Alexandria Ocasio-Cortez, Ilhan Omar, Mark Pocan, Pramila Jayapal, Raúl M. Grijalva e Ro Khanna, além de Hank Jhonson, que possui um histórico de comprometimento com pautas de América Latina e pautas de direitos humanos para população negra nas Américas”, afirma Douglas Belchior.

Após a participação no CBC, os representantes da Coalizão Negra Por Direitos também estarão presentes, entre os dias 16 e 20 de setembro, na reunião da Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU, em Genebra. Neste evento irão representar a Coalizão Negra Por Direitos Douglas Belchior, Biko, liderança da CONAQ-SP, e Eliete Paraguassu, integrante do Movimento Nacional de Pescadoras e Pescadores, da Bahia. Na sequência, Douglas Belchior, Sara Branco, Juliana Goes, Carol Fonseca, da Uneafro Brasil, e Ana Barreto, da AfroResistance, irão representar a Coalizão na Assembleia Geral da ONU, que acontece em Nova York, entre 23 e 27 de setembro. A ideia é marcar presença em atividades paralelas à agenda oficial, articuladas com movimentos sociais de diversos países.

Aqui o documento a ser divulgado nessas agendas internacionais:

+ sobre o tema

Migração do Nordeste para o Sudeste recua quase 50%

A migração do Nordeste para o Sudeste está caindo...

Museu Afro Brasil promove eventos literários

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra. O Museu Afro...

CAMISU DEKRIOULA 2010

Moda, Cultura e Tradições, Homenagem as Mulheres da Cultura...

para lembrar

spot_imgspot_img

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta quarta-feira (17) evento paralelo ao Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes que acontece na sede das Nações...

COP28 – Movimento Negro e perspectiva para o futuro climático

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, seguido de um treinamento in loco em Dubai no dia 4 de dezembro, as organizações...
-+=