Cobertura da onda de violência em São Paulo evidencia preconceitos da mídia

Cobertura de Folha e Estadão em geral prioriza a versão oficial dos conflitos, destacando sempre os supostos vínculos entre o tráfico de drogas e os mortos pela polícia. Os jovens da periferia assassinados aparecem sem rostos e muitas vezes sem nomes. Para o professor da PUC-SP Silvio Mieli, mídia incentiva a cultura da “militarização do cotidiano”, herança da ditadura militar.

por Rodrigo Giordano

São Paulo – Repleta de preconceitos e omissões, a cobertura dos dois jornais de maior circulação em São Paulo, Folha e Estadão, sobre a onda de violência na cidade, iniciada há quase três meses, reafirma uma posição elitizada que não contribui para explicar o problema. Essa é a avaliação do jornalista e professor da PUC-SP Silvio Mieli, ao ser apresentado a um levantamento, feito pela própria Carta Maior, sobre as reportagens publicadas pelos dois periódicos.

Os textos, colhidos entre 28 de maio e 10 de agosto, em geral priorizam a versão oficial dos conflitos, como quando destacam os supostos vínculos entre o tráfico de drogas e os mortos pela Polícia Militar (PM). Os jovens da periferia assassinados aparecem sem rostos e muitas vezes sem nomes, apenas alimentando a estatística de um suposto conflito entre criminosos e autoridades de segurança.

Segundo Mieli, a praxe de amplificar o discurso oficial através da mídia é uma herança da ditadura militar. “Foi implantada uma ‘militarização do cotidiano’, uma cultura desejada pela classe dominante brasileira e que foi posta em prática a partir de 1964, sendo a PM uma das vertentes desse processo. Ela está baseada evidentemente no uso da violência para com os mais fracos, para os que vivem na periferia, para os movimentos organizados e contra todos aqueles que se insurgirem contra o monopólio e a hegemonia dessa violência”, disse o professor.

Ao longo das reportagens, percebe-se a tentativa permanente de construção discursiva de dois lados em conflito. Aos leitores, resta decidir quem apoiar. As notícias ora demonizam o Primeiro Comando da Capital (PCC), ora demonstram os equívocos da polícia, mas sempre reproduzem a versão oficial dos fatos violentos.

Para Mieli, isso evidencia que a mídia foi contaminada por um hiper-realismo ultraviolento, ao afirmar que “sob o pretexto de reportar a violência que nos cerca, o tom da cobertura vai na linha ‘Tropa de Elite'”. “Simplesmente descreve-se a violência praticada por quem quer que seja, e fica só nisso. Em comum a todas essas formas de realismo, está a incapacidade de aprofundar as ações violentas, contextualizá-las, verticalizá-las”, diz o professor da PUC-SP.

Suspeitos e bandidos
Um aspecto obscuro na cobertura empreendida pelos diários trata-se da não identificação dos mortos ou responsáveis por crimes. Os termos “suspeitos” e “bandidos” são utilizados massivamente, como nas matérias das manchetes: “Dois homens são mortos pela Rota após perseguição na zona leste” (Folha, 03/07) e “Rota mata mais dois suspeitos” (Estado, 18/07).

Não obstante, há textos nos quais os periódicos nem sequer identificam as vítimas, omitindo nome, idade, profissão e até mesmo se elas possuíam algum envolvimento com o crime, como nas reportagens: “SP e Poá têm 9 mortos em menos de 12 horas” (Estadão, 27/06); “São Paulo tem a terceira chacina em 4 dias” (Folha, 27/06); “Capão Redondo tem 11 homicídios desde sexta-feira” (Folha, 28/06).

Um caso emblemático é o sumiço de dois jovens do bairro Presidente Dutra, em Guarulhos. Ambos os jornais noticiaram o protesto feito pelos moradores da região para lembrar os cinco dias que os adolescentes estavam desaparecidos, mas depois abandonaram o caso.

Em seguida, o portal R7 trouxe a notícia de que dois policiais haviam sido presos suspeitos de envolvimento com o sumiço dos jovens. E, dias depois, o mesmo veículo informava que foram conseguidas imagens de uma viatura da PM que estaria envolvida com o desaparecimento.

Desigualdade


A morte do empresário Ricardo Prudente de Aquino, 39, é paradigmática na cobertura dos jornais analisados. Só a partir desse caso, mais matérias passaram a ser feitas questionando os procedimentos da PM de São Paulo. No dia 22/07, a Folha citou pela primeira vez o método Giraldi, no qual os policiais deveriam basear suas abordagens e que não teria sido seguido no caso de Ricardo.

No entanto, pelo que se pode perceber das próprias matérias anteriores (“Rota mata 4 na mesma avenida em dois dias” – Folha, 04/07), esse foi apenas mais um caso de uma abordagem padrão que vem sendo utilizada pela polícia: é dada uma ordem para parar o veículo, esta não é acatada, há perseguição e troca de tiros, o “suspeito” é morto e nenhum policial é ferido.

No mesmo dia da morte do empresário, um jovem chamado Bruno, de 19 anos, envolveu-se em uma perseguição com a PM e foi morto com um tiro na cabeça, após o veículo em que estava ser alvejado por 25 tiros. Um caso muito semelhante ao de Ricardo, mas que não mereceu o mesmo destaque por parte de Folha e Estado.

Outro aspecto da cobertura dos diários é a falta de relação dos atuais acontecimentos com os crimes de maio de 2006, quando conflito entre polícia militar e PCC gerou mais de 500 civis mortos. Em 2011, foi apresentado o relatório “São Paulo sob achaque”, elaborado pela ONG Justiça Global e a Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard, o qual indica que a corrupção policial fora o estopim para os ataques. Movimentos como as Mães de Maio, surgidos após o episódio e que lutam contra a violência policial, têm sido ignorados na cobertura midiática.

 

 

Fonte: Carta Maior

+ sobre o tema

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

para lembrar

O Fantasma do Estado: Genocídio e Necropolítica

Em “The Signature of the Sate”, Veena Das discute...

“Branco sai, Preto Fica” tematiza violência policial e racismo na Ceilândia

Por: Neusa Barbosa A repressão policial a um baile black...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=