Coca-Cola tira do ar anúncio mexicano considerado racista

Através de um e-mail enviado à mídia, a companhia alegou que esperava “divulgar uma mensagem de união e alegria” e “nunca buscou ofender ou subestimar”

A fabricante do refrigerante Coca-Cola está enfrentando críticas duras depois de lançar um anúncio que muitas pessoas que o assistiram o consideram preconceituoso, segundo o jornal NY Daily News. Ainda disponível no YouTube, a propaganda, veiculada no México e tirada do ar, mostra um grupo de jovens brancos levando Coca-Cola à uma vila indígena (Tontotepec) no interior do país. Os visitantes ajudam os nativos a construir uma árvore de Natal com madeira e garrafas plásticas do refrigerante, enquanto celebram com os locais.

Além disso, o anúncio declara que 81.6% dos índios mexicanos se sentem marginalizados porque o espanhol não é a sua língua nativa, embora não cite as fontes. Um texto encoraja os telespectadores a “acabar com o preconceito e compartilhar” utilizando o hashtag #AbreTuCorazon.

Depois que o anúncio foi veiculado, a Aliança de Defesa de Aluimentos Saudáveis contatou o Governo Mexicano e pediu que ele fosse bloqueado.

“Eu considero esse tipo de anúncio um ato de discriminação e racismo, além de promover o racha em uma estrutura social na tentativa de impor a cultura do consumo e comunidades alienadas”, disse a defensora dos direitos indígenas Elvira Pablo.

Um usuário do Tweeter considerou a propaganda “colonialismo hipster” e outro comentou: “Um departamento de marketing sequer pensou que isso fosse uma boa ideia?” #AbreTuCorazon Seriamente mal interpretado”.

O canal TeleSur TV exibiu uma análise que compara o comercial a “uma metáfora dolorosa do colonialismo contínuo no país”.

Em resposta, a Coca-Cola retirou o anúncio do ar e enviou, via e-mail, uma desculpa à mídia mexicana. A companhia alegou que esperava “divulgar uma mensagem de união e alegria” e “nunca buscou ofender ou subestimar”.

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