O coletivo Mulheres Negras na Biblioteca que, desde 2016, promove atividades de mediação de leitura de obras de autoras negras, como encontros literários, rodas de poemas e bate-papos com educadores, lança, pelo site www.mulheresnegrasnabiblioteca.com.br, a primeira biblioteca on-line, do Brasil, de troca de livros de autoras negras.
Por meio de uma plataforma on-line, um acervo de aproximadamente 200 livros de autoras negras – ficção-científica, ensaios, poesia, biografias e romances nacionais e internacionais – será disponibilizado para o público (de qualquer lugar do Brasil) mediante à troca de obras apenas de autoras negras, que serão enviadas pelos Correios. O projeto Mulheres Negras na Biblioteca de Trocas (MNBT) tem o apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
O lançamento da plataforma virtual será no dia 27 de maio, às 15h, via Zoom, em um evento em parceria com o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), com as participações de Ola Ronke (The Free Black Women’s Library) – que serviu de inspiração para o projeto brasileiro –, Carine Souza (Mulheres Negras na Biblioteca) e Semayat Oliveira (Nós, mulheres da periferia). O bate-papo online sobre ações de incentivo à leitura de obras de autoras negras abordará experiências realizadas nos Estados Unidos e no Brasil.
O coletivo
Mulheres Negras na Biblioteca é um projeto de incentivo à leitura de obras de escritoras negras, idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, que se dedicam, desde 2016, a promover atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de autoras negras, com o objetivo de tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.
SERVIÇO
Lançamento do projeto Mulheres Negras na Biblioteca de Trocas (MNBT)
Quando: 27 de maio
Horário: 15h