Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação

Decisão foi tomada pela Corte Constitucional; Congresso precisa regulamentar prática

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu, nesta segunda-feira (21), que nenhuma mulher colombiana poderá ser julgada por um aborto realizado até a 24ª semana da gestação. A decisão foi tomada por cinco votos a favor e quatro contra, retirando o aborto da lista de delitos do Código Penal colombiano —quando realizado dentro desse prazo.

A descriminalização é uma conquista histórica para a luta feminista num país em que, a cada ano, cerca de 400 mulheres eram condenadas a penas de 16 a 54 meses de prisão por interromperem a gravidez.

A decisão faz da Colômbia o terceiro grande país da região a descriminalizar o procedimento em pouco mais de um ano, junto ao México e a Argentina. No caso mexicano, a descriminalização é nacional, mas os estados regulamentam o recurso de acordo com decisões tomadas pelos Parlamentos locais.

A Argentina aprovou via Congresso uma lei de aborto apenas pela vontade da mulher até a 14ª semana de gestação, podendo ser realizado em clínicas e hospitais públicos, sem custo. Na região, o aborto ainda é permitido e legalizado em Cuba, no Uruguai e na Guiana.

A onda de descriminalização e legalização recente na América Latina bate de frente com o retrocesso em partes dos Estados Unidos, em que avançam projetos de proibição da prática em algumas circunstâncias, em locais como Texas, Mississipi, e Arizona.

Enquanto isso, a segunda-feira foi de celebrações junto ao edifício da Corte Constitucional e em vários locais do centro de Bogotá.

Embora a decisão seja um avanço, ela não significa que haverá, por ora, uma regulamentação e uma lei que garanta o aborto livre, gratuito e seguro nos hospitais públicos —como já se dá na Argentina, no Uruguai, na Guiana, em Cuba e em alguns estados do México. Essa fase deve ser regulamentada e decidida pelo Congresso.

Até agora, na Colômbia, só era permitido o aborto em três circunstâncias: estupro, má formação do feto ou risco de morte da mãe. Passa a deixar de ser crime o procedimento realizado até a 24ª semana, apenas pela vontade da mulher.

Também era considerado crime que um hospital deixasse de denunciar um aborto que resultasse em complicações, levando a mulher a buscar ajuda médica. A maioria dos casos clandestinos registrados —até 70% deles— era descoberta por meio de denúncias do pessoal de saúde.

A decisão da Justiça colombiana partiu de demanda apresentada pelo movimento Causa Justa, composto por 90 organizações de mulheres. O pedido era eliminar por completo a criminalização do aborto do Código Penal, mas a resolução abarca apenas até a 24ª semana de gestação.

A partir da decisão desta segunda, passa a valer um estilo misto, então. Até as 24 semanas, torna-se livre e legal. A partir desse período, para que o procedimento seja realizado precisa se enquadrar nas três circunstâncias descritas acima e já autorizadas.

Atualmente, há 346 mulheres cumprindo pena de prisão por abortos clandestinos. Elas serão liberadas.

Além da festa nas ruas, houve também celebrações de políticos, como a prefeita de centro-esquerda de Bogotá, Claudia López. “Que emoção ter vivido para ver, finalmente, essa conquista para as mulheres na Colômbia. Depois do direito ao voto, é a mais importante para a vida, a autonomia e a realização plena e igualitária das mulheres”, disse.

Já a senadora uribista María del Rosario Guerra, do direitista Centro Democrático, afirmou que é um “dia de luto para a Colômbia e para aqueles colombianos que defendemos a vida e dizemos ‘não’ ao aborto. A decisão de que uma mãe possa matar o filho no ventre até a 24ª semana nos dá dor na alma”.

O próximo passo agora está a cargo do Congresso —a decisão da Corte estimula o Parlamento a adotar a regulamentação do aborto—, e a pressão dos grupos feministas agora passa para essa instância.

O governo nacional se manifestou contra a decisão, por meio de intervenções realizadas pelos ministérios da Saúde, da Educação e da Justiça pedindo à Corte que não acolhesse a demanda do grupo de feministas e afirmando que esse tema deveria ser tratado apenas pelo Congresso.

“A sociedade merece saber por que, no caso de que se lesionem a vida de animais se trata de um crime, e no caso de que se causem lesões e morte à vida de seres humanos, isso não é crime. Não é razoável”, afirmou em um comunicado a pasta da Justiça.

Já o Ministério da Saúde afirmou que reconhece que a OMS (Organização Mundial da Saúde) e outros organismos internacionais recomendam a despenalização, mas que considera que isso já estaria contemplado com a lei das três circunstâncias.

Apesar dos avanços recentes, há países da região em que o aborto é completamente proibido em todas as circunstâncias, como El Salvador, Honduras, República Dominicana, Jamaica, Suriname e Haiti.

Leia também:

Aborto legal: em quais casos a interrupção da gestação é garantida no Brasil?

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Sobre meninas, violência e o direito ao aborto

+ sobre o tema

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...

Relatório aponta desigualdades de gênero no acesso à educação

No marco da Campanha Educação Não Sexista e Anti...

Nós precisamos do feminismo

O machismo é assustador. Causa medo, pânico, oprime, violenta,...

Secretarias se unem para atuar em atenção à saúde da mulher

A Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher) e a Secretaria...

para lembrar

“Foi um grande retrocesso”, diz ativista sobre veto à regulamentação do aborto legal

Para Beatriz Galli, a pressão dos setores conservadores pode...

Assim como na vida real, mocinhas que fazem aborto são condenadas na ficção

Da Agência Patricia Galvão: Há pelo menos duas opiniões –...

A abstração do genoma estável e a fé bandida da eugenia

Sou do tempo em que filho de rico era...

Sem confirmação de microcefalia, grávidas com Zika fazem aborto

Os abortos são feitos de forma ilegal em clínicas...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna...

Piedad Córdoba: A despedida de uma lutadora incansável pela paz.

En el día de ayer fallecío la senadora colombiana Piedad Córdoba, y el presidente de Colombia, Gustavo Petro, publicó en sus redes que ella...
-+=