Com atores negros, “zoológico humano” é cancelado em Londres após protestos

Enviado por / FonteiG

Uma performance artística polêmica com atores negros em uma espécie de “zoológico humano” foi cancelada em Londres depois de protestos realizados, na sua noite de abertura, nesta terça-feira (24).

Batizado de Exhibit B, o evento artístico propôs a atores que aparecessem em jaulas e presos a correntes para tratar das “repugnantes atitudes referentes à raça durante a era colonial”. No entanto, os manifestantes consideraram a performance ofensiva e racista.

O centro cultural Barbican cancelou os cinco dias de apresentações devido à “natureza extrema do protesto” que representaria “uma ameaça à segurança dos atores, do público e funcionários”.

Liberdade de expressão

Criada pelo sul-africano Brett Bailey, a Exhibit B já foi apresentada em 12 cidades em vários países. Ela tem o objetivo de mostrar uma versão moderna do “zoológico humano”, em que africanos eram exibidos para a curiosidade do público ocidental no século 19 e início do século 20.

Na apresentação, os visitantes andam por salas em que atores negros representam tanto os “zoos” do passado como também pessoas que buscam asilo em outros países nos dias de hoje.

“É perturbador que tais métodos sejam usados para silenciar artistas e que não seja permitido ao público ver esse importante trabalho”, disse o Barbican em um comunicado.

“A Exhibit B discute, de forma séria e responsável, questões sobre racismo. Havia passado por 12 cidades, envolvendo 150 artistas e sendo vista por 25 mil pessoas, com uma reação bastante positiva.”

O centro de artes ainda destacou sua preocupação com “as potenciais implicações desse silenciamento de artistas para a liberdade de expressão”.

Violência

Um porta-voz da Polícia de Londres disse ter recebido um chamado nesta terça, às 18h34, com relatos de brigas em um protesto no local. Os policiais foram até o local, mas ninguém foi preso, afirmou.

Segundo a organizadora do protesto, Sara Myers, não houve uso de violência por parte dos manifestantes. “Nós de fato fechamos as portas (do centro cultural) e ficamos do lado de fora, batendo tambores, cantando e apitando. Não houve qualquer tipo de briga.”

Myers afirmou estar “extremamente satisfeita” com o cancelamento da performance: “Lamento muito que tenha sido necessário protestar para que eles a cancelassem, porque estávamos tentando negociar com eles há um mês, dizendo que ela era ofensiva e não nos agradava. Tentamos explicar porque a performance era racista. E eles apenas respondiam que não era”.

“Cúmplice de racismo”

Quase 23 mil pessoas assinaram uma petição online na qual a performance era chamada de “cúmplice do racismo”. “Ficamos ofendidos, apesar de não estarmos surpresos, que o colonialismo que esta obra supostamente expõe faz nada mais do que reforçar o quão efetivo ele era e como ainda permanece, sendo um instrumento usado por supremacistas brancos”, diz a petição.

Em resposta, o Barbican disse “não ser neutro quanto à questão do racismo”, que se opõe totalmente ao preconceito racial e que não apresentaria uma obra que o apoia. De acordo com o centro cultural, a Exhibit B “busca confrontar a objetificação de seres humanos e questionar o quanto a sociedade evoluiu”.

“Tratar desses temas em uma obra de arte sempre será controverso e difícil, e entendemos que algumas possam se incomodar com a forma com que eles são retratados na Exhibit B”, concluiu.

Veja:

Fotos antigas mostram negros vivendo em zoológicos humanos

+ sobre o tema

A Origem e Consolidação do Racismo no Brasil

1- Constituição e Racionalização da Exploração Escravista na Antiguidade Mário...

A escravidão através dos olhos de uma parisiense em viagem pelo Brasil

Memórias, diários e relatos de viagens são fontes importantes...

Abolição no Parlamento, 1823/1888 – 65 anos de lutas

“Abolição no Parlamento, 1823/1888 – 65 anos de lutas”...

“Brasil: 12(6) anos de escravidão”

Diante do sucesso do filme de Steve McQueen, que...

para lembrar

Acusado de racismo, correio da Espanha suspende venda de selos com tons de pele

Correos, o serviço postal da Espanha, encerrou uma campanha...

Uefa abre investigações contra abusos racistas e homofóbicos nos jogos da Hungria na Euro

A Uefa abriu uma investigação sobre "potenciais incidentes discriminatórios" que...

‘Traz um café?’: microagressões racistas nos fazem duvidar de nosso mérito

Meu primeiro emprego foi num estúdio fotográfico. Eu estudava...

Mulheres realizam protesto contra ofensas racistas à militante de Colatina

O Movimento de Mulheres Negras de Colatina e Região Zacimba...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=