Com foco nos agentes do Estado, observatório vai mapear violência racial

Enviado por / FonteDa RBA

Para professor da Unifesp, violência contra a população negra no Brasil exibe ‘falsa dicotomia’ entre ditadura e normalidade democrática

 Lançado ontem (23) à noite, o Observatório de Violência Racial (Ovir) pretende mapear sobretudo ações praticadas por agentes de Estado. A iniciativa é do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense, da Universidade Federal de São Paulo (Caaf-Unifesp). E tem como base a concepção de genocídio desenvolvida pelo ator, professor, político e ativista Abdias do Nascimento.

No lançamento, o professor Carlos Lírio, vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Unifesp, vê a leitura de duas definições apresentadas por Abdias. Em uma delas, o genocídio se configura como a “recusa do direito de existência a grupos humanos inteiros, pelo extermínio de seus indivíduos, desintegração de suas instituições políticas, sociais, culturais, linguísticas e de seus sentimentos nacionais e religiosos”.

Momento político

Ele enfatizou a importância do lançamento do observatório neste momento político e institucional. “Sabemos de toda a violência envolvida e realizada nos últimos quatros anos. Sabemos e vemos o que tem acontecido em várias áreas, e o Ovir é muito emblemático”, afirmou.

O também professor Jaime Alves, da Universidade da Califórnia, citou Martin Luther King para falar da importância da medida, lembrando da chamada Marcha sobre Washington em 1953. “Ele terminava falando: nunca se pode estar atrasado na História. Existe um chamado imperativo, a urgência fatal de agora. É preciso se produzir mais conhecimento sobre o terror policial no Brasil”, afirmou.

Democracia e exceção

Assim, para ele, existe no Brasil e no mundo uma “tendência perigosíssima” do que ele considera tentativas de “humanizar” a polícia, que representa o Estado e se caracteriza pela violência. Assim, segundo o professor, haveria uma falsa dicotomia entre o regime de exceção e a normalidade democrática, porque a violência institucional manteve-se presente mesmo após a ditadura.

“Com a volta da normalidade democrática, se abriram as portas do inferno. (Existe uma) prática ainda mais sistemática e estratosférica de desaparecimentos, assassinatos e tortura principalmente de jovens negros das favelas. Como fazer diferenciação entre normalidade democrática e Estado de exceção?”, questionou.

Alves lembrou que o fenômeno acaba atingindo inclusive não negros. Como exemplo, ele citou a morte de jovens na favela de Paraisópolis, em São Paulo, em 2019. “É que a favela é vista como uma geografia negra. Como geografia negra, está (o poder policial) autorizado a matar. É a colônia que abre espaço para o impensável, que se expande a cada momento. Uma coisa não muda: a centralidade da experiência negra informa as práticas terroristas de Estado, para as pessoas negras e para todas as outras.”

Confira aqui a “edição zero” do Observatório de Violência Racial

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

132 anos da Abolição da Escravatura: Estamos livres?

No dia 13 de maio de 2020 a Abolição...

Faces Negras

No mês em que completa 15 anos, o G1...

Execução de Marielle evidencia descaso histórico com população negra

Mais um corpo negro tomba diante da violência letal....

Comunidade em Tocantins é reconhecida como remanescente de quilombo

A Fundação Cultural Palmares (FCP) reconheceu a Comunidade Rio...
spot_imgspot_img

Quem foi Miguel Barros (1913-2011), o artista plástico e antirracista apagado da História da Arte no Brasil?

O Brasil possui muitos nomes de destaque nas artes plásticas. Pessoas que entregaram suas vidas à criação e deixaram ricas contribuições para se pensar...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...
-+=