Com pouco, gêmeas viram ícones de moda da favela brasileira

As gêmeas Tasha e Tracie Okereke, de 22 anos, são pretas, moradoras da favela no Jardim Peri, e têm a paixão comum pela moda. Juntas, elas criaram, em 2014, o blog Expensive $hit, além de outros projetos focados em proporcionar autoestima à mulher negra por meio da cultura, da música e da moda, já apoiados por marcas como Nike e Melissa, por exemplo.
Com um passado marcado por complexos sobre relacionamentos e o cabelo afro, o gosto pela moda, especialmente a moda africana, já estava presente em suas vidas, muito por influência do pai nigeriano e por inspiração em cantores como Tupac, Snoop Dog e Diana Ross.
Foto: Instagram/Reprodução

Tudo começou com um presente. Elas ganharam uma blusa e decidiram deixar a peça mais parecida com elas. Pegaram a tesoura e transformaram-na em um cropped. A partir daí, passaram a garimpar roupas em brechós a um ou dois reais e imprimiam nelas suas identidades, principalmente cortando-as, já que não envolvia custos extras, ou fazendo intervenções com canetas, para conseguir uma “estampa”. Customizando roupas desde então, hoje a dupla se considera It-Favela. 

A proposta do blog sempre foi “mostrar que é possível se vestir escandalosamente bem com MUITO pouco (muito mesmo)!”, dizem. A ideia logo conquistou jovens de periferia, que encontravam ali editoriais de moda lindos e sem custar mais de vinte reais.

Este ano fizeram o primeiro desfile próprio, junto ao coletivo Mulheres Pretas Independentes da Favela (Mpif). Na passarela, só mulheres negras da favela, em oposição à “higienização” da indústria que prefere “pintar de preto uma pessoa branca”. Além disso, elas seguem fazendo festas, e querem levar à periferia cursos profissionalizantes e aulas de história. O sonho é lançar uma marca própria, sempre pensando em fazer com que o dinheiro volte para a periferia. “Que o dinheiro do preto volte para o preto e todo mundo enriqueça, é uma ambição bem grande”, declaram.

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

Pharrell Williams receberá prêmio de “Ícone Fashion” em evento de moda

Pharrell Williams já recebeu muitos prêmios por sua música...

Acusado de racismo, Gucci retira de venda suéter preto com lábios vermelhos

A grife de luxo italiana Gucci anunciou nesta quinta-feira...

Jovem estilista negro veste vice-presidente colombiana com moda de ‘resistência’

Esteban Sinisterra, um jovem estilista negro da pobre região...

Cabelos curtos e cacheados

Muita gente acha que cabelo médio e curto não...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...
-+=