Com PretaLab, ela une humanas e exatas e rompe preconceitos na tecnologia

“Não sei. Sou de humanas.” Como jornalista, Silvana Bahia já havia se apoiado algumas vezes nessa afirmação que já é basicamente um bordão na internet. Mas tudo mudou quando ela decidiu fazer algo que pode ser considerado bem coisa do “pessoal de humanas”: ouviu sua própria intuição.

Por Karol Gomes, Da Universa

Silvana Bahia- mulher negra, de cabelo cacheado- em pé em uma escada
Silvana Bahia, da PretaLab (Imagem: Inês Bonduki – 4.nov.2015/Folhapress)

“Profissionalmente, eu estava sendo impactada pelas mudanças das tecnologias. A gente tinha jornal, revista, esses formatos mais offline e, de repente, tudo migrou para internet. Eu já tinha interesse em aprender o que tinha para além da tela do computador e essa mudança de cenário foi o incentivo que eu precisava”, lembra.

Ela, então, se inscreveu para uma oficina chamada “Rodada Hacker”, que ensinava programação com metodologia desenhada para mulheres. Ali, mesmo sem saber, ela já caminhava para a criação da PretaLab, projeto que fomenta o protagonismo de mulheres negras e indígenas nos campos da inovação e tecnologia.

“Naquela época, eu estava trabalhando na comunicação do filme K-Bela, da minha amiga Yasmin Thayná, e tinha que levar para a oficina um projeto a desenvolver. O meu projeto virou o site do K-Bela e aí eu comecei a programar ali”, conta a jornalista, que afirma ainda não se considerar uma programadora, mas destaca o quanto este novo conhecimento foi empoderador na sua carreira: “O contato com a tecnologia me fez sentir capaz. Fez com que eu mudasse toda a minha vida e a minha forma de pensar. Pensei: ‘eu posso sempre aprender um pouco mais’. Então fui aprendendo”.

Hoje, Silvana se dedica a cibersegurança, unindo o seu conhecimento “de humanas” com o “de exatas”. Segundo ela, esta fusão é fundamental para o trabalho com tecnologia, pois a essência do negócio não está só no desenvolvimento e na engenharia, está nas pessoas.

Com essa crença, ela chegou, em 2015, na Olabi, empresa de criada em 2014 pela sócia de Silvana, Gabi Agustini, que nasceu com a missão de democratizar o acesso a tecnologia. “A gente parte de um lugar em que todo mundo é consumidor de tecnologia de alguma forma. Você pode até não se considerar uma pessoa hightech, mas você consome tecnologia”, explica Silvana.

E ela está certa: segundo a pesquisa TIC Domicílios, encomendada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 70% da população brasileira – e isso inclui metade da população rural e das classes D e E – tem acesso a internet. “É preciso trazer as pessoas para o centro da discussão e não a discussão para o centro. Porque a discussão, ela está no centro, quem não está no centro são as pessoas.”

Assumidamente política

Silvana conta que não aprendeu sobre política de maneira institucional. Foi com empatia. “Eu morava no centro do Rio de Janeiro, o centro que já não é o mesmo centro de hoje, mas ainda era o centro. E eu ia trabalhar na favela da Maré todos os dias. Foi ali que me entendi politicamente. Foi ali que me veio: ‘eu sou uma mulher negra, caramba’. E então me perguntei por que outras mulheres negras não estavam no mesmo universo que eu, da tecnologia. Ser uma exceção não é bom.”

Desse questionamento, nasceu a PretaLab, que atua desde 2017, dentro da Olabi, no apoio e inserção de mulheres negras no mercado da tecnologia. Segundo levantamento do projeto, no Brasil há pouco mais de 600 mulheres negras ativas no setor, todas com sua importância expressiva, mas minoria em questão de números e representação.

Já em 2018, a PretaLab realizou um levantamento de dados sobre mercado de trabalho e tecnologia que demonstra cenários duplamente opressores para mulheres negras, pelo racismo e pelo sexismo. A pesquisa do Centro de Inovação e Talento, por exemplo, aponta que, no um mercado brasileiro da tecnologia, ainda majoritariamente masculino e branco, 77% das mulheres negras entrevistadas se sentiam mais pressionadas a mostrarem resultados do que seus colegas.

Tanto a PretaLab quanto a Silvana sabem o que afasta as mulheres negras da tecnologia. A missão é, então, descobrir como tornar o setor mais humano e atraí-las para ele.

“O meu trabalho está muito mais dentro desse universo, de olhar para essas ferramentas e para esses impactos. Descobrir o que a tecnologia tem a ver com arte, com direitos humanos. Dirijo uma organização que trabalha com tecnologia, inovação e diversidade, então pautar e trabalhar por uma transformação social é um ato extremamente político”, afirma ela.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=