Comentário racista mobiliza Rolezinho das Caras Pretas em shopping de SSA

Após ouvir comentário racista em uma loja do Salvador Shopping, localizado na capital baiana, a doutoranda Amanaiara Miranda resolveu desabafar no Facebook. O relato mobilizou o Rolezinho das Caras Pretas, que ocorrerá neste domingo (28), às 16h, no próprio conglomerado de lojas.

Do Correio Nagô

“No dia 13/05/2017 à tarde fui ao shopping Salvador comprar uma medicação e outros itens necessários que não encontrei no comércio da Boca do Rio. Ao chegar, fiquei numa felicidade por presenciar a cara preta de MAÍRA AZEVEDO estampada juntamente com outras caras brancas. Eu só não sabia é que essa felicidade não iria durar por muito tempo. O dia 13/05 caiu num sábado e o que estava acontecendo de diferente no shopping? O rolezinho dos/as jovens. Ao entrar numa loja e acompanhada com duas pessoas, também de cara preta e de meia idade que nem eu, ouvi uma mulher socialmente branca falar: hoje vai ser difícil batermos a nossa cota de vendas com essa gente feia andando aqui no shopping”, diz Amanaiara em texto publicado no ultimo 15 de maio.

Foto: Divulgação

“Na Bahia quando se diz: só tem gente feia, estão querendo dizer: só tem gente preta. Nesta senda, eu confirmei que a cara preta madura não inspira beleza e nem poder aquisitivo. Mas tudo bem, eu sei que ainda não fui emancipada da escravidão. Pois trabalho 40 horas semanalmente e ainda faço doutorado. Escravidão ao quadrado nesse meu corpo de 46 anos de idade. O fato ficou ruminando até agora. Deixei passar o dia das mães e decidi nesse momento externar, pois assim como os/as adolescentes, eu quero protestar de maneira criativa, em virtude que sofro racismo todos os dias. Mas o fato socializado aqui aconteceu no dia 13 de MAIO – não é o dia da abolição da escravatura? A questão é que continuamos submissos/as a padrões estéticos declarados como ideais pelo nosso grande “opressor/a”: a branquitude, o eurocentrismo e…”, diz trecho do relato.

A publicação gerou uma série de comentários de apoio e articulação para o rolê que conta com mais de 50 pessoas confirmadas e mais de 2000 convidadas. A concentração ocorrerá na praça de alimentação do Salvador Shopping.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

“Racismo? O que eu tenho a ver com isso?”

Por José Renato Baptista 'Fui convocada e como...

Bonecas Negras: identidade, reconhecimento e representatividade

Pare na vitrine de uma loja de brinquedos e...

Shopping de SP terá que indenizar músico negro constrangido por seguranças

    O shopping Cidade Jardim, um dos mais luxuosos de...

Justiça confirma demissão por justa causa de funcionária que teve atitude racista em academia

Recepcionista chamou prestador de serviços de “macaco e negro fedido” Do...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=