Guest Post »
Comentário racista mobiliza Rolezinho das Caras Pretas em shopping de SSA

Comentário racista mobiliza Rolezinho das Caras Pretas em shopping de SSA

Após ouvir comentário racista em uma loja do Salvador Shopping, localizado na capital baiana, a doutoranda Amanaiara Miranda resolveu desabafar no Facebook. O relato mobilizou o Rolezinho das Caras Pretas, que ocorrerá neste domingo (28), às 16h, no próprio conglomerado de lojas.

Do Correio Nagô

“No dia 13/05/2017 à tarde fui ao shopping Salvador comprar uma medicação e outros itens necessários que não encontrei no comércio da Boca do Rio. Ao chegar, fiquei numa felicidade por presenciar a cara preta de MAÍRA AZEVEDO estampada juntamente com outras caras brancas. Eu só não sabia é que essa felicidade não iria durar por muito tempo. O dia 13/05 caiu num sábado e o que estava acontecendo de diferente no shopping? O rolezinho dos/as jovens. Ao entrar numa loja e acompanhada com duas pessoas, também de cara preta e de meia idade que nem eu, ouvi uma mulher socialmente branca falar: hoje vai ser difícil batermos a nossa cota de vendas com essa gente feia andando aqui no shopping”, diz Amanaiara em texto publicado no ultimo 15 de maio.

“Na Bahia quando se diz: só tem gente feia, estão querendo dizer: só tem gente preta. Nesta senda, eu confirmei que a cara preta madura não inspira beleza e nem poder aquisitivo. Mas tudo bem, eu sei que ainda não fui emancipada da escravidão. Pois trabalho 40 horas semanalmente e ainda faço doutorado. Escravidão ao quadrado nesse meu corpo de 46 anos de idade. O fato ficou ruminando até agora. Deixei passar o dia das mães e decidi nesse momento externar, pois assim como os/as adolescentes, eu quero protestar de maneira criativa, em virtude que sofro racismo todos os dias. Mas o fato socializado aqui aconteceu no dia 13 de MAIO – não é o dia da abolição da escravatura? A questão é que continuamos submissos/as a padrões estéticos declarados como ideais pelo nosso grande “opressor/a”: a branquitude, o eurocentrismo e…”, diz trecho do relato.

A publicação gerou uma série de comentários de apoio e articulação para o rolê que conta com mais de 50 pessoas confirmadas e mais de 2000 convidadas. A concentração ocorrerá na praça de alimentação do Salvador Shopping.

Escreva um comentário e participe!

Related posts