Comentários racistas de radialista causam polêmica na Argentina

O Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (Inadi) da Argentina condenou nesta quarta-feira os insultos racistas proferidos por um radialista contra o colombiano Teófilo Gutiérrez, do River Plate, em plena transmissão de uma partida disputada no último domingo.

Alberto Raimundi, comentarista da Radio Revolución desencadeou uma grande polêmica ao chamar o atacante de “negro de merda”.

“Que os torcedores do River me desculpem. Estou de saco cheio deste cara, para mim, é um negro de merda, que tem uma sorte incrível”, disse o radialista depois do gol de empate marcado por Gutiérrez, na partida que terminou com o placar de 1 a 1, pela primeira rodada do Campeonato Argentino de primeira divisão.

“Me dá raiva que caras como este, uma mau caráter, tenham esta sorte”, acrescentou.

Os comentários racistas geraram inúmeras reações nas redes sociais, com vários torcedores do River defendendo o jogador, que também postou uma mensagem.

“É tão lindo ser negro”, publicou o colombiano no Twitter.

Já Raimundi pediu desculpas na sua página do Facebook. “Peço desculpas fundamentalmente a Teófilo Gutiérrez e a todos aqueles que possam ter se sentido ofendidos”, afirmou o radialista, antes de enfatizar: “não sou racista, de maneira alguma”.

Nesta quarta-feira, porém, Raimundi causou ainda mais controvérsia ao tentar justificar os insultos.

“Eu me equivoquei ao usar uma palavra que, aqui no meu país, se usa quatro milhões de vezes por minuto, em todo o território nacional, para significar geralmente ‘alguém de quem não gostamos’, e não por racismo explícito”, explicou.

Por considerar que os insultos tinham um respaldo maior por terem sido proferidos em um meio de comunicação, o INADI resolveu notificar o comentarista judicialmente para comparecer na próxima semana.

A DAIA, maior representação política da comunidade judaica argentina, também condenou as declarações de Raimundi, ao considerá-las “racistas e discriminatórias”.

“As palavras de índole racista referidos ao jogador colombiano Teófilo Gutiérrez são injustificáveis e não admitem explicação”, denunciou a entidade.

Gutiérrez, de 29 anos, é um dos jogadores mais famosos do Campeonato Argentino. Na última Copa do Mundo, foi titular da seleção colombiana que chegou às quartas de final.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Monoprix taxé de racisme pour ses emballages de chocolats

Ces emballages de tablettes de chocolat de la gamme...

Preso japonês que tumultuou votação anti racismo

Durante votação sobre lei anti discriminação, um cidadão foi...

Imigrantes africanos trabalham como escravos na Itália

Enquanto os italianos e turistas viajam em férias, não...

‘Eu Não Sou Seu Negro’ faz retrato sem retoque do racismo de ontem e hoje

Precisão histórica e olhar crítico para contradições da sociedade...
spot_imgspot_img

A Itália e a campanha da xenofobia

A ultradireita italiana, as vésperas das eleições políticas, enxerga na imigração o mal do país Por Angela Giuffrida, Da Carta Capital    Pape Diaw, nascido no Senegal,...

Clipe romântico vira alvo de racismo e ameaças de morte no youtube

A cantora norueguesa Sophie Elise, de 22 anos, passou a receber ameaças de mortes, ataques racistas e promessas de violação sexual após gravar o...

‘Eu Não Sou Seu Negro’ faz retrato sem retoque do racismo de ontem e hoje

Precisão histórica e olhar crítico para contradições da sociedade americana marcam o filme Por Luiz Carlos Merten Do Estadão Raoul Peck pode não ser uma personalidade midiática,...
-+=