Comentários racistas de radialista causam polêmica na Argentina

O Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (Inadi) da Argentina condenou nesta quarta-feira os insultos racistas proferidos por um radialista contra o colombiano Teófilo Gutiérrez, do River Plate, em plena transmissão de uma partida disputada no último domingo.

Alberto Raimundi, comentarista da Radio Revolución desencadeou uma grande polêmica ao chamar o atacante de “negro de merda”.

“Que os torcedores do River me desculpem. Estou de saco cheio deste cara, para mim, é um negro de merda, que tem uma sorte incrível”, disse o radialista depois do gol de empate marcado por Gutiérrez, na partida que terminou com o placar de 1 a 1, pela primeira rodada do Campeonato Argentino de primeira divisão.

“Me dá raiva que caras como este, uma mau caráter, tenham esta sorte”, acrescentou.

Os comentários racistas geraram inúmeras reações nas redes sociais, com vários torcedores do River defendendo o jogador, que também postou uma mensagem.

“É tão lindo ser negro”, publicou o colombiano no Twitter.

Já Raimundi pediu desculpas na sua página do Facebook. “Peço desculpas fundamentalmente a Teófilo Gutiérrez e a todos aqueles que possam ter se sentido ofendidos”, afirmou o radialista, antes de enfatizar: “não sou racista, de maneira alguma”.

Nesta quarta-feira, porém, Raimundi causou ainda mais controvérsia ao tentar justificar os insultos.

“Eu me equivoquei ao usar uma palavra que, aqui no meu país, se usa quatro milhões de vezes por minuto, em todo o território nacional, para significar geralmente ‘alguém de quem não gostamos’, e não por racismo explícito”, explicou.

Por considerar que os insultos tinham um respaldo maior por terem sido proferidos em um meio de comunicação, o INADI resolveu notificar o comentarista judicialmente para comparecer na próxima semana.

A DAIA, maior representação política da comunidade judaica argentina, também condenou as declarações de Raimundi, ao considerá-las “racistas e discriminatórias”.

“As palavras de índole racista referidos ao jogador colombiano Teófilo Gutiérrez são injustificáveis e não admitem explicação”, denunciou a entidade.

Gutiérrez, de 29 anos, é um dos jogadores mais famosos do Campeonato Argentino. Na última Copa do Mundo, foi titular da seleção colombiana que chegou às quartas de final.

+ sobre o tema

Presos por racismo

A dúvida emergiu da condenação, pela Justiça espanhola, de...

Torcida do Vasco promete ato anti-racismo quarta

Foi criada uma música para a campanha e um...

Investigação da PF sobre denúncia de racismo na UFMA está sendo concluída

Agenor Barbosa Depois de mais de sete meses de...

Governo deixou cota para negros sem defesa no TJ

RIO - A votação realizada no Órgão Especial do...

para lembrar

Casal processa banco de esperma após receber doação de homem negro

Jennifer Cramblett e sua parceira, Amanda Zinkon, buscam um...

Mãe de menino que teve rosto tatuado em corpo de estranho sofre ataques racistas nas redes

A microempresária Preta Lagbara, mãe do menino Ayo, de 4...

Cristóvão revela ter sido alvo de racismo de parte da torcida do Vasco

Treinador tricolor reclamou de xingamentos quando fazia substituições que...
spot_imgspot_img

Felicidade guerreira

Já se perguntou se você é… racista? Indago porque pessoas negras costumam ouvir com indesejável frequência perguntas iniciadas com um "Você é… (três pontinhos)" se estiverem...

Educação antirracista completa 20 anos no papel com obstáculos na prática

Em 2024, o Brasil completa duas décadas de publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História...

Uma vida dedicada a proteger mulheres nos EUA, na África do Sul e na Índia

"O patriarcado é tão profundo que se torna normalizado, invisível. Ele está sistematizado na forma como nossas sociedades tratam as mulheres", ouvi da feminista...
-+=