Comentarista da ESPN vê “componente racista” em críticas a Cristóvão Borges

Talvez não exista outro técnico brasileiro no momento que sofra tanta pressão em cima do trabalho como Cristóvão Borges, prestes a completar três meses no Corinthians. Para o comentarista Breiller Pires, da ESPN, há “componente racista” nas críticas da torcida alvinegra ao comandante.

Por Rafael Alaby Martins Ferreira, do Torcedores 

“Cristóvão Borges já sofreu a questão do racismo e críticas com contornos maldosos e também racistas. Ele já admitiu que sofreu. Antes de chegar ao Corinthians, ele já era massacrado. Existe sim componente racista nas críticas aliado à baixa tolerância com os treinadores do futebol brasileiro. Pela história que o Brasil tem, deveria valorizar negros que chegam em posições de comando”, disse Breiller, durante o programa “Bate Bola”, na noite desta sexta-feira.

“O futebol brasileiro aceita o sucesso do jogador negro, mas você não vê treinadores negros nas principais divisões brasileiras”, completou.

Já o comentarista Paulo Calçade discordou do companheiro e não crê que as críticas sejam motivadas por racismo.

“Não consigo enxergar elementos racistas. Não acredito pelo seguinte: O Levir não é negro, assim como Celso Roth , Falcão e Argel. Imagine se o Inter tivesse três negros? Iria ser chamado de racista. Cristóvão, substituto de Tite, que foi campeão de tudo(… ) Qualquer treinador que não apresentasse rendimento ia tomar pau”,comentou.

Há pouco mais de um ano, o jornalista José Trajano, também da ESPN, deu opinião semelhante a Breiller sobre as críticas da torcida flamenguista ao trabalho de Cristóvão.

Até o momento, o treinador corintiano dirigiu o time 17 vezes, com sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas, resultando num aproveitamento de 50,9% dos pontos disputados.

+ sobre o tema

Homem denuncia racismo ao ser impedido de entrar em ótica de MS

Polícia Civil investiga veracidade da denúncia e irá intimar...

Defesa vai pedir prisão domiciliar para Rafael Braga, que contraiu tuberculose

A defesa do catador de material reciclável Rafael Braga...

Entenda a guerra que explodiu essa semana na Cidade de Deus, no Rio

Perícia aponta que helicóptero da Polícia Militar não foi...

Capital simbólico e classes sociais, artigo de Pierre Bourdieu

Em 2013 a revista do CEBRAP, Novos Estudos (Novos...

para lembrar

Preconceito e Racismo: O mal que fazemos aos nossos filhos – Opinião

Por Carlos Borges Um estudo de resultados chocantes,...

Pessoas Brancas Falam sobre Privilégio Branco

Isto começou como muitas boas ideias começam: numa manhã...

Alunos cotistas de baixa renda terão cartão nos moldes do Bolsa Família, diz ministro

Mercadante reiterou ainda o compromisso em vincular 100% dos...
spot_imgspot_img

‘Ainda estou aqui’ é legado de mães e pais para filhos

De Palm Springs, destino na Califórnia que trilhou no dia seguinte à consagração de Fernanda Torres no Globo de Ouro, para cumprir nova rodada de exibição...

Opinião – Thiago Amparo: Zuckerberg está errado

Se havia alguma dúvida sobre a posição política do CEO da Meta, agora não há mais. Como quem discursa em uma convenção ultraconservadora, o...

‘Buraco dentro do peito’: mães que perderam filhos em intervenções policiais relatam vida após luto e criam grupo para pedir justiça

Um grupo de Itu (SP) composto por aproximadamente 30 pessoas, sendo que ao menos 14 são mães que já perderam os filhos em situações envolvendo agentes...
-+=