Como ativar o ativismo?

Conhecida pelo engajamento, Ben & Jerry’s reuniu profissionais que defendem diferentes causas para pensar formas estratégicas de ativismo em 2019

POR BEN&JERRY´S, da Revista Trip 

Durante o encontro Crédito: Troublemakers

O ativismo de marca é um conceito pouco conhecido no Brasil. Diferente do marketing de causa, não se baseia nos anseios do consumidor, mas naquilo que a sociedade civil entende como um tema urgente e que deve ser trabalhado.

E para de fato ter relevância, esse ativismo deve pensar em mudanças estruturais na sociedade, o que vai muito além de uma campanha de comunicação. Para fazer isso, as marcas não podem trabalhar sozinhas: todo o plano também deve ser cocriado com ativistas.

Nesse cenário de tantos desafios sociais e ambientais, Ben&Jerry’s, como uma marca ativista, reuniu nomes importantes para discutir a seguinte pergunta: como ativar o ativismo em 2019? Liderados por André Foresti, da empresa Troublemakers, oito ativistas, com creators da Trip e de Ben & Jerry’s, participaram de dinâmicas durante dois dias. “Além de possibilitar a conexão entre pessoas de diferentes causas, métodos ágeis de criação como esse têm um forte diferencial: em pouco tempo, alcançamos soluções reais”, explica Foresti. Ao final, foram apresentados quatro projetos que mostram que engajar a sociedade em temas profundos, como a defesa dos direitos LGBT+, pode ser divertido e envolvente. A seguir, os highlights do encontro.

Imagem retirada do site da Revista Trip

 

 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...