Como Lázaro Ramos quer usar a internet e a criatividade do público para contar boas histórias na TV

Lázaro Ramos não para. Ator, produtor, escritor e apresentador, o baiano assume em dezembro o comando de uma nova atração na TV, dessa vez na grade da Globo.

Batizado de Lazinho com Você, o programa dominical promete contar boas histórias com a ajuda do público em casa. A premissa é simples, mas a estrutura é um tanto complexa.

Isso porque a experiência do programa já começou na internet. Por meio das redes sociais e de um site colaborativo, qualquer brasileiro com acesso à internet pode colaborar.

Ao acessar o endereço lazinhocomvoce.com.br, a pessoa é convidada a fazer um cadastro para, na sequência, postar ou fazer download de materiais disponíveis ou ainda repostar materiais remixados.

Nessa plataforma, o público também vai se deparar também com desafios criativos em forma de perguntas. A criatividade do público será o combustível do programa na TV.

É possível colaborar em 5 categorias: texto, áudio, imagem, vídeo ou experimentação.

 

É isso que a gente é <3! #LazinhoComVocê

Uma publicação compartilhada por Lazinho Com Você (@lazinhocomvoce) em

Criatividade é uma das palavras-chave da atração que, por meio da tecnologia, se propõe a conectar indivíduos e ouvir novas vozes em todo o Brasil.

“As pessoas hoje veem o que elas quiserem no tempo que preferirem. A gente queria trazer essa percepção para a TV e criar uma experiência que é mais longa e se realiza em todos os lugares”, explica Lázaro Ramos.

Segundo o apresentador, Lazinho com Você combina formatos distintos a fim de contar boas histórias.

“É uma experiência que tem a ver com um programa de TV e também com a experiência da internet. Mas é, essencialmente, um projeto de aproximação, onde o humor e a inteligência do brasileiro são destaque”.

 

Em entrevista coletiva no Rio, o ator contou que o projeto nasceu há três anos.

Inicialmente, a intenção era ir para as ruas e contar a história de vida das pessoas. Depois de uma conversa com diretor Rafael Dragaud, Lázaro percebeu que a atração se tornaria mais rica se desse espaço para a comunicação efervescente que ocorre na internet.

Lazinho com Você não é um programa de TV, não é uma plataforma, nem um meme numa rede social. Ele é tudo isso, que estamos chamando de experiência. A gente não quer um programa sobre tecnologia, a gente quer um programa sobre pessoas. Estamos trilhando o caminho da digitalidade pra chegar na humanidade”, afirma Dragaud.

Segundo o diretor, o formato do programa – inédito na história da Globo – é uma grande aposta em que os envolvidos ainda não sabem exatamente onde vai chegar. No entanto, estão todos confiantes na disposição e invcentividade dos brasileiros.

“Quando chegarmos à TV, teremos um material também novo e exclusivo para exibir. Assim, a experiência da internet terá as características da internet, e o que for ao ar na TV terá as características de um programa de TV”, explica.

Em Lazinho com Você, as colaborações coletivas devem conduzir o apresentador por diferentes caminhos, de entrevistas a esquetes, passando por viagens e perfis de de brasileiros de Norte a Sul do País.

Em um ação até então inédita na história TV brasileira, os autores das criações que estiverem mais alinhadas com as pautas do programa serão convidados a participar de uma área especial, onde vão trocar ideias diretamente com a equipe criativa da atração.

De acordo com o Dragaud, todas as propostas que surgirem na plataforma do programa e forem exibidas na TV serão creditadas e remuneradas (em um sistema ainda indefinido).

“A gente não quer um programa sobre tecnologia, a gente quer um programa sobre pessoas. Estamos trilhando o caminho da digitalidade pra chegar na humanidade”, afirma o diretor.

Se por um lado existe um equipe com ambiciosa a fim de trazer algo inovador para as tardes de domingo na TV, por outro há um Lázaro Ramos multitarefa, mas com os dois pés no chão. “Minha expectativa é ser uma boa companhia para as pessoas em casa”, revela o apresentador.

Talvez a receita do sucesso esteja nessa combinação. É esperar para ver.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...