Como noticiar massacres

Devemos evitar elevar a notoriedade de autores, táticas e ideologias

“Onde fica aquele lugar onde o que não deveria ‘acontecer a ninguém’ acontece todo dia.” Sempre me lembro destas palavras cortantes de Denise Ferreira, no primoroso texto “Ninguém”, quando não encontro palavras para descrever o horror. Foi o que senti diante do ataque à creche de Santa Catarina. Enfrentar ataques em escolas requer políticas de educação transversais já identificadas em relatório ao GT de educação na transição ao governo Lula.

Do nosso lado do balcão, qual a responsabilidade da mídia ao reportar massacres? O jornal O Estado de S. Paulo informou nesta quarta-feira (5) que “decidiu não publicar foto, vídeo, nome ou outras informações sobre o autor do ataque em Blumenau, embora ele seja maior de idade”. Tal cuidado é fundamental e há muito tempo alertado por especialistas.

A mídia deve impor a si mesma diretrizes, já usadas em outros casos como de suicídio, para evitar o que a literatura tem chamado de “contágio midiático”, que pode motivar mais ataques pela forma como são reportados. Estudos e debates nacionais (como do Jeduca) e internacionais já apontam tal contágio. Melhor seria dizer que estamos diante de métodos de imitação, não contágio, o que transfere o debate da linguagem médica para a informacional.

Noticiar massacres de forma responsável requer, acima de tudo, evitar elevar a notoriedade dos seus autores, de suas táticas e de suas ideologias. Eis algumas estratégias: reportar fatos com tom negativo, não como se fosse de uma “celebridade”, evitar descrição detalhada de motivações, diminuir a duração da cobertura, em especial em entradas ao vivo, não reportar detalhes das ações antes, durante e depois do evento.

Não entenderemos o horror se o naturalizarmos: episódios de violência em escolas brasileiras não são um fato da natureza; são eventos datados (explosão a partir de 2022), ideologicamente delimitados (na retórica extremista e misógina de direita) e possibilitados por uma educação bancária que não se preocupe com a formação de cidadãos para a paz.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Ex-ministros se unem contra Bolsonaro para denunciar ameaça de golpe

Eles são de diferentes ideologias, de diferentes partidos. Trazem...

A polícia privada que guarda as vidraças do Carrefour

Para o pescoço esmagado pelo joelho do agente fardado...

Zanin, a corda bamba envergonhada

O problema não é apenas que Cristiano Zanin seja um conservador...

A relação entre ativismo de extrema direita na Internet e psicopatia, segundo um novo estudo

Numa entrevista à Deutsche Welle, o diretor do Programa...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Um samba de cor e de protesto

"Eu aprendi o português, a língua do opressor / Pra te provar que meu penar também é sua dor." Com versos tão cortantes quanto...
-+=