Como o Facebook pretende acelerar a carreira de profissionais negros?

Enviado por / FonteUOL, por Renato Pezzotti

Segundo o Instituto Ethos, 8 em cada 10 empresas brasileiras diz que não possui medidas para incentivar e ampliar a presença de negros em cargos de supervisão, gerência e quadros executivos. Pensando nisso, o Facebook decidiu lançar uma plataforma de conteúdo para incentivar a criação de programas de mentoria para profissionais negros.

“Projeto Goma”, que nasceu de uma parceria entre o Conselho de Clientes do Facebook no Brasil e a consultoria EmpregueAfro, será um hub online de conteúdo que pretende ajudar empresas e profissionais a acelerarem a carreira de pessoas negras para a liderança de companhias pelo país.

O “Goma” terá vídeos, ebooks e podcasts sobre o contexto econômico e antirrascismo, modelos de mentoria e capacitação para mentores e mentorados. Também haverá um módulo sobre consciência racial. O material poderá ser acessado gratuitamente após o evento de lançamento, que acontece amanhã (24).

Poderão participar profissionais e empresas de todo o país. Não haverá cobrança de resultados das empresas que se inscreveram no projeto, mas a rede promete realizar pesquisas periódicas para saber quem está seguindo o conteúdo e estabelecendo programas de mentoria.

Fazem parte do Conselho de clientes do Facebook pessoas executivas de anunciantes como Ambev, Coca-Cola, GM, Johnson & Johnson, Magalu, Natura, Nestlé, Pepsico, Santander, Stellantis e Unilever e agências como AlmapBBDO, Wieden+Kennedy SP, WMcCann e Wunderman Thompson.

Mas o que o Facebook pretende com mais esta iniciativa? O UOL Mídia e Marketing conversou com Maren Lau, vice-presidente do Facebook para América Latina. Confira:

deMaren Lau, vice-presidente do Facebook para América Latina
Imagem: Lucas da Rocha Lima

UOL: Como nasceu a ideia de criar a plataforma? Como o Facebook se vê dentro desta engrenagem?

Maren Lau: O Goma é fruto de um esforço conjunto e foi idealizado por profissionais de mais de 20 empresas, que fazem parte do Conselho de Clientes do Facebook Brasil.

Buscamos então a parceria com a EmpregueAfro, para construir uma proposta que respondesse às expectativas da comunidade.

Por que a escolha de uma plataforma de aprendizagem no lugar de um programa amplo de mentoria?

O grande objetivo do Goma é impactar o maior número possível de empresas e profissionais no país. O conteúdo fornece toda a orientação para que empresas de qualquer porte possam estruturar, implementar e manter seus próprios programas de mentoria.

O grupo entendeu que essa é a maneira mais escalável de entregar valor real para a sociedade como um todo, de forma acessível e a longo prazo.

Qual o benefício de empresas de comunicação/agências de publicidade participarem do projeto?

Profissionais de algumas das maiores agências do país já fazem parte do nosso Conselho de Clientes no Brasil e por isso puderam aportar valor para a criação do Projeto Goma.

São pessoas com uma visão relevante sobre diversidade, equidade e inclusão que puderam agregar criatividade ao projeto, além de nos ajudar com o desenvolvimento de toda a linguagem visual e campanha do Goma.

É importante lembrar também que estamos próximos já das agências de publicidade nesse contexto da empregabilidade por meio do Rise, um programa em que oferecemos treinamento e certificação gratuitos a profissionais de marketing. Dentro do Rise, temos uma vertente chamada Potência Preta, com foco exclusivo em profissionais negros.

+ sobre o tema

Uma Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil 2011

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1º CONGRESSO...

Porto Alegre: Sem terra é executado com tiro nas costas pela polícia gaúcha

Por: Clarissa Pont   O agricultor sem terra Elton Brum, 44...

Para especialistas, mídia estimula e deve responder por ações de justiceiros

Sociólogo Lalo Leal argumenta que a excessiva repetição "dessas...

para lembrar

Maioridade penal só vai atingir a população pobre

A deputada estadual Ana Lúcia (PT) anunciou na manhã...

Sons indígenas além da aldeia

Índios de várias etnias mesclam seus ritos com gêneros,...

Caixa lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos

A Caixa Econômica Federal publicou nesta quinta-feira (22), no...
spot_imgspot_img

Empresas ainda falham em garantir diversidade em cargos de liderança, diz levantamento

Parte das maiores empresas e entidades financeiras do país avançou na diversidade de contratação, mas cargos de escalão mais altos continuam sendo majoritariamente ocupados...

Câncer de mama: rastreio deve começar aos 25 anos se há risco genético

Com apenas uma amostra de saliva é possível desvendar o conjunto de genes que compõem o DNA de uma pessoa, incluindo aqueles que aumentam...

Respeitar o descanso causa mudança radical, diz Tricia Hersey, a ‘Bispa do Cochilo’

Depois de seis anos à frente do "Ministério do Cochilo", um mix de movimento cultural com arte performática criado por ela, que se autointitula...
-+=