Companhia aérea se desculpa após acusar jogadores de basquete de furto

Aeromoça expulsou jovens, presenteados com cobertores da 1ª classe

Do O Globo 

Jogadores foram acusados de furto injustamente – Reprodução/Instagram

— A companhia aérea American Airlines se desculpou com dois jogadores do time de basquete Memphis Grizzlies, da G League, afiliada à NBA, que foram expulsos de um voo em Dallas, nos Estados Unidos, acusados injustamente de terem furtado cobertores. Uma comissário de bordo negra culpou Marquis Teague e Trahson Burrell, também negros, de pegarem mantas da primeira classe que haviam sido dadas de presente a eles por passageiros.

Os dois jogadores embarcaram no avião, operado pela Envoy Air, na noite de Natal, a caminho de um jogo no estado de South Dakota. Dois passageiros na primeira classe deram seus cobertores a Teague e a Burrell enquanto eles caminhavam para seus assentos. A aeromoça, porém, os acusou de furto. A dupla foi expulsa do voo após a discussão. Com a repercussão do caso, o gerente da companhia se desculpou com os jogadores, que foram levados de primeira classe em outro voo para Sioux Falls.

Nenhum dos atletas comentou o incidente. Mas o técnico assistente da equipe, Darnell Lazare, destacou no Twitter que a aeromoça viu “dois jovens negros” com cobertores da primeira classe e já perguntou se eles os haviam roubado.

“Que tal ensinar as pessoas a procurar os fatos antes de pular para as conclusões?”, sugeriu o treinador após o incidente, que, para ele, foi motivado pela cor da pele dos jovens.

O episódio chega um mês depois de o CEO da American Airlines informar a funcionários que a companhia vai implementar um novo treinamento e criar uma equipe especial para analisar queixas de discriminação. Em outubro, a Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor alertou passageiros negros de racismo em voos de aéreas americanas, sobretudo da American Airlines.

Os jovens jogam na liga de desenvolvimento da NBA, um degrau abaixo da principal liga de basquete americana. Seu time venceu o jogo de Natal contra o Sioux Falls Skyforce por 131 a 115. Teague marcou 15 pontos e Burrell, 11.

+ sobre o tema

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

para lembrar

Érika Januza revela ter sido rejeitada por família de namorado

Em entrevista, atriz global revelou ter sido rejeitada por...

Padrão de Ladrão ou Assassino

Fonte: Discriminação Racial   No Brasil, sempre se...

Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=