‘Não imaginava que aconteceria de novo’, diz vigilante xingado de ‘macaco’ duas vezes por idoso

Cliente de banco de Rio Preto (SP) que o chamou de ‘macaco’ foi condenado em ação de racismo. Primeiro insulto ocorreu em 2016 e Justiça estipulou indenização de R$ 2 mil.

Por Heloísa Casonato, do G1

Vigilante de agência bancária de Rio Preto (SP) foi vítima de injúria por duas vezes (Foto: Luis Fábio Pereira/Arquivo Pessoal)

O segurança de uma agência bancária ficou magoado e indignado quando foi vítima pela segunda vez de injúria racial. O crime foi praticado por um idoso, de 61 anos, que é cliente do banco onde ele trabalha em São José do Rio Preto (SP), nesta quarta-feira (3).

O mesmo homem o xingou de “macaco” duas vezes. Em entrevista ao G1, Luis Fábio Pereira contou que não esperava a ofensa.

“Eu não imaginava que isso aconteceria de novo. Quando escutei aquelas palavras eu nem acreditei porque ninguém nunca me ofendeu pela minha cor.”

Segundo o boletim de ocorrência registrado pelo segurança, o idoso teria o chamado de “macaco” para a caixa do banco e a vítima ouviu o insulto. “Ele disse que negro é de uma raça desgraçada e que levaria um cacho de bananas para mim”, afirma.

Segundo vigilante, idoso o ofendeu durante atendimento (Foto: Reprodução)

A vítima registrou um boletim de ocorrência por injúria racial e aguarda o suspeito responder pelo crime, que já havia sido praticado em 2016. O primeiro caso foi para o fórum e o juiz estipulou que o acusado pagasse R$ 2 mil em 13 parcelas.

“Da primeira vez eu fui xingado depois que interferi em uma discussão dele com a gerente do banco. A primeira audiência foi em novembro. Desta vez, o idoso foi ao banco para me pagar a segunda parcela da indenização, mas aconteceu tudo de novo”, lamenta.

“Eu acredito que ele foi ao banco para me injuriar e eu agredir ou falar algo para ele, mas a gente é treinado para isso e jamais farei uma coisa dessas.”

Agência no centro de Rio Preto onde ocorreu a injúria (Foto: Reprodução/Google)

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

ABGLT protesta contra deputado acusado de homofobia em comissão

  Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais...

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Professor denuncia PM por racismo em escola do Paraná

O professor Odair Rodrigues, do Colégio Lucy Requião...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=