Globo demite William Waack após caso de racismo

Waack estava afastado da emissora desde o dia 8 de novembro, quando foi divulgado um vídeo do apresentador fazendo comentários racistas

Do Gazeta do Povo

O diretor-geral de jornalismo da Globo, Ali Kamel, divulgou um comunicado nesta sexta-feira (22) informando sobre o desligamento do jornalista William Waack, 65. O apresentador trabalhou para a emissora por 21 anos e estava afastado desde o dia 8 de novembro.

“A TV Globo e o jornalista decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham”, disse Kamel, em comunicado enviado aos funcionários.

Waack foi afastado do “Jornal da Globo” depois de o ex-operador de VT Diego Rocha Pereira divulgar um vídeo no qual mostra o jornalista fazendo comentários racistas. O apresentador teria se irritado com a buzina de um carro e afirmado que o barulho era “coisa de preto”. O vídeo foi divulgado em um grupo de WhatsApp de editores de TV antes de chegar à web.

No comunicado, a Globo ressalta seu repúdio ao racismo e exalta a contribuição do jornalista para com a emissora. “A TV Globo reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações. E reitera a excelência profissional de Waack a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV Globo e ao brasileiro. E a ele agradece os anos de colaboração”.

Carreira

Waack começou na Globo como correspondente em Londres em 1996. Depois de fazer carreira na imprensa escrita, ele passou pelo “Jornal do Brasil”, “Jornal da Tarde”, “O Estado de S. Paulo” e pela revista “Veja”.

Formado pela PUC, o jornalista retornou ao Brasil em 2000 e passou a trabalhar como repórter e a produzir séries especiais para o “Jornal Nacional” e outros telejornais. Em 2005, tornou-se âncora do “Jornal da Globo”.

A Globo também informou que Renata Lo Prete assume definitivamente a apresentação do “Jornal da Globo”. O jornalista Geraldo Pereira passa a comandar o “Jornal das Dez” da Globo News.

 

+ sobre o tema

MC Carol diz que vai a delegacia após receber ofensas racistas

"Tá vendo essa minha cara? Pois é... essa é...

Conmebol pune Real Garcilaso com multa e advertência por racismo a Tinga

Conforme a entidade, a equipe peruana, Real Garcilaso, terá...

Ana Maria Gonçalves: A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida

Fonte http://www.interney.net/blogs/lll Tenho escrito alguns artigos sobre racismo e,...

Casal posta foto em rede social e se tona vítima de racismo

Um casal de Muriaé postou uma foto,  em uma...

para lembrar

Após ser vítima de racismo, Roberto Carlos vira ‘a lenda’ em Makhachkala

Em região que sofre com preconceito na Rússia, carinho...

PGR denuncia Jair Bolsonaro pelo crime de racismo

Acusação tem por base discurso contra quilombolas. Se condenado,...

Thalma de Freitas: ‘O racismo está implícito nas atitudes da polícia’

Thalma de Freitas falou sobre ter sido levada para...
spot_imgspot_img

Debate racial ficou sensível, mas menos sofisticado, diz autor de ‘Ficção Americana’

De repente, pessoas brancas começam a ser degoladas brutalmente com arame farpado. O principal suspeito é um homem negro que sempre está na cena...

Universidade, excelência e compromisso social

Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 15 de junho, o professor de literatura geral e comparada da Unicamp, Marcos...

Mobilizações apontam caminho para enfrentar extremismo

As grandes mobilizações que tomaram as ruas das principais capitais do país e obrigaram ao recuo dos parlamentares que pretendiam permitir a condenação de...
-+=