A Companhia Resenha Teatral foi selecionada para participar do 27º Festival de Teatro de Curitiba

A Companhia Resenha Teatral, de Nova Cidade, São Gonçalo, foi selecionada para participar do 27º Festival de Teatro de Curitiba (Fringe), que acontece entre os dias 28 de março e 8 de abril. O grupo apresentará o espetáculo “Meu Passado Não Se Apaga – Ubuntu: Sou O Que Sou Pelo Que Somos”. Entretanto, os artistas precisam arrecadar um valor de R$10 mil, até 2 de março, para cobrir, entre outros custos, as passagens. Para conseguir esse dinheiro, eles criaram uma ‘vaquinha online’.

no O São Gonçalo

O espetáculo, segundo a diretora da companhia, Carol Araújo, aborda o universo do antigo reino africano de Benin e o período da escravidão no Brasil. Na peça, um grupo de africanos é traficado e trazido ao Brasil Imperial, e para enfrentarem essa situação se apegam a filosofia africana Ubuntu (somos todos um só).

“Os objetivos são despertar a curiosidade do público em conhecer mais da cultura africana e fazer com que os espectadores questionem mais sobre as suas raízes. Em um momento do espetáculo o personagem Griot pergunta: Você sabe a sua origem? A Origem da sua família? De onde você veio?”, conta Carol.

A companhia gonçalense se apresenta nos dias 28, 29 e 30 de março, no Teatro Antonio Carlos Kraide, em Curitiba. O grupo é composto por cinco atores, Ana Paula Figueiredo, Fernando Vasconcelos, Kamylla Duarte, Lucas Nunes, Maria Carol Leguede, e neste espetáculo, eles convidaram outros quatro, que são Alberto Sena, Thuane Ribeiro, Thomas Rodrigues e Victor Hugo Braga. Todos são moradores de São Gonçalo, Itaboraí e Rio.

Carol contou que a companhia se inscreveu para o Fringe e recebeu com muita alegria a notícia de que o projeto do espetáculo havia sido selecionado.

“Enviamo a documentação exigida junto com o projeto e após dois meses recebemos a feliz notícia de que o grupo estava apto a participar do festival. Ser selecionada para participar do Fringe significa um reconhecimento do conteúdo produzido como um selo de qualidade, além de ser uma grande vitrine cultural que possibilita a expansão na produção de novos projetos. Por se tratar de um festival onde precisamos pagar nossas despesas, toda ajuda é bem vinda”, afirmou a diretora.

A companhia – A Resenha Teatral surgiu em 14 de Julho de 2013 por ex alunos do curso de teatro ministrado por Carol Araujo. Quando foi convidada para dirigir a companhia, Carol explicou a que a única exigência que fez foi de que produzissem material artístico, aliado à pesquisa, construção e utilização de multilinguagens.

“Logo depois convidei a Maria Carol Leguede que além de atriz cuida do preparo físico dos atores”, explicou Carol.

O grupo ensaia na Academia Máximo, que fica na Rua Vicente de Lima Cleto, 68, em São Gonçalo.

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

Jardim das Folhas Sagradas: Um cinema com a cara do Brasil

Jorge Portugal Deve estrear em breve o filme "Jardim das...

Corpo do ator Zózimo Bulbul será sepultado hoje no Rio

O ator e cineasta Zózimo Bulbul vai ser enterrado...

15 filmes para ver e refletir

Raça Brasil selecionou grandes filmes estrangeiros que trazem o...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...
-+=