Conceição Evaristo comemora aniversário com Paulina Chiziane em encontro on-line organizado pelo Itaú Cultural

As duas escritoras – a primeira, brasileira; moçambicana, a segunda – têm produção literária convergente sobre a negritude em geral e a mulher negra, em especial, dentro de seus países. No dia em que Conceição cumpre 75 anos, elas se reúnem para falar e trocar impressões sobre a sua obra, vida, ativismo e “escrevivências”, termo usado pela aniversariante para definir sua escrita que nasce das vivências, vivendo para narrar, narrando o que vive

Às 15h do dia 29 deste mês, segunda-feira, quando a brasileira Conceição Evaristo completa 75 anos, ela se encontra virtualmente com a moçambicana Paulina Chiziane para trocar suas “escrevivências” e experiências, em conversa organizada pelo Itaú Cultural e transmitida em seu canal de YouTube www.youtube.com/itaucultural e site www.itaucultural.org.br. Com lirismo e contundência, a obra de ambas trata das vivências das mulheres negras em seus países. Tamanha convergência levou a aniversariante a ler um trecho do livro O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina, no podcast do IC Escritores-leitores, em 2019.

Conceição já foi homenageada em mostra da série Ocupação, realizada pelo Itaú Cultural, em 2017, acompanhada de publicação organizada especialmente para esta mostra e na Olimpíada de Língua Portuguesa do Itaú Social, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC) desde os anos 2000. Em 2019, ainda, ela foi eleita personalidade literária do Prêmio Jabuti, do qual recebeu premiação em 2015 pelo livro Olhos D’água.

Por sua vez, Paulina conquistou o Prêmio José Craveirinha, em 2003, com o livro Niketche: uma história de poligamia. Acaba de ser agraciada com o Prêmio Camões de Literatura, atribuído desde 1988 a autores que contribuíram para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa. É a primeira mulher africana a receber esta premiação. “Não contava com isso. Recebi a notícia e disse: ‘meu Deus! Eu já não contava com essas coisas bonitas!’ É muito bom. Esse prêmio é resultado de muita luta. Não foi fácil começar a publicar sendo mulher e negra. Depois de tantas lutas, quando achei que já estava tudo acabado, vem esse prêmio. O que eu posso dizer? É uma grande alegria”, declarou ela na ocasião.

Conceição Evaristo/Foto: Soico Televisão (STV)

Mais sobre Paulina

A escritora cresceu nos subúrbios da capital de Moçambique, Maputo, anteriormente chamada Lourenço Marques. Nasceu em uma família protestante onde se falavam as línguas Chope e Ronga. Aprendeu o português na escola de uma missão católica. Atualmente, vive e trabalha na Zambézia, província situada na região central de Moçambique, a 1,6 mil quilômetros da capital do país.

Na juventude, participou ativamente na cena política de Moçambique como membro da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), onde, segundo declarou, em entrevista, aprendeu a arte da militância. Deixou de se envolver na política para se dedicar à escrita e publicar suas obras. Entre as razões da sua escolha estava a desilusão com a política do partido Frelimo pós-independência, com suas ambivalências ideológicas internas e diretrizes sobre a mono e a poligamia e pelo que via como hipocrisia em relação à liberdade econômica da mulher.

Primeira mulher a publicar um romance  em Moçambique, iniciou a atividade literária em 1984, com contos publicados na imprensa de seu país. A sua trajetória literária é polêmica sobre assuntos sociais, como a prática de poligamia por lá. Com o seu primeiro livro, Balada de Amor ao Vento (1990), ela discute essa prática no sul de Moçambique durante o período colonial. Devido à sua participação ativa nas políticas da Frelimo, a sua narrativa reflete o mal-estar social de um país devastado pela guerra de libertação e os conflitos civis que aconteceram após a independência.

Em 2016, anunciou o abandono da escrita, cansada das lutas travadas ao longo da sua carreira. 

Mais sobre Conceição

Ficcionista e ensaísta. Mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/Rio), doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF. Sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. Tem sete livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), cinco deles traduzidos para o inglês, francês, espanhol e árabe. Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra. Outros prêmios: Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association e de Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo (2018).  Em 2019, teve três de seus livros aprovados no PNLD Nacional. Ainda no mesmo ano lançou Poemas da Recordação e Outros Movimentos, em edição bilíngue (português/francês) no Salão do Livro de Paris.

Veja onde encontrar todas as referências a Conceição no Itaú Cultural:

Ocupação Conceição Evaristo:

https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/conceicao-evaristo/

Publicação: https://issuu.com/itaucultural/docs/final_conceicao_issuu_e426e10af8e432

Podcast Escritores e Leitores:

(com a leitura de trecho de O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane)

https://www.itaucultural.org.br/conceicao-evaristo-escritores-leitores

Outras participações dela em atividades do IC:

https://www.itaucultural.org.br/busca?tags=concei%C3%A7%C3%A3o%20evaristo

Enciclopédia Itaú Cultural:

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6851/conceicao-evaristo

Olimpíada de Língua Portuguesa:

https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso

Entrevista realizada na ocasião da homenagem na Olimpíada:

https://www.itausocial.org.br/noticias/conceicao-evaristo-a-escrevivencia-serve-tambem-para-as-pessoas-pensarem/

SERVIÇO:

Encontro com Conceição Evaristo e Paulina Chiziane

29 de novembro, às 15h (segunda-feira)

Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br

Livre

+ sobre o tema

12 youtubers negras que estão empoderando mulheres na internet

Você sabe o que é colorismo? Já ouviu falar...

Processos criativos e identidade feminina negra

Programa Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato...

Globeleza 2017, uma nova perspectiva sobre o Carnaval – e não só para nós, negras

Globeleza foi constituída através de ótica dominadora, opressora e...

Projeto de assistência psicológica a mulheres negras pede doações

A Associação de Mulheres de Ação e Reação (A.M.A.R)...

para lembrar

Paulina Chiziane: por uma nova visão do mundo

O contato com a palestra “O perigo da história...

Imortais da ABL não estão gostando da mobilização em nome de Conceição Evaristo

A reação entre os imortais da ABL à candidatura...

Nós, os brancos, e a nova partilha discursiva

Mesmo tendo que ser muito cuidadosos com a “cultura...
spot_imgspot_img

Não precisamos ter modéstia, diz Conceição Evaristo sobre saber negro

Uma estreita ladeira de paralelepípedos, na zona portuária do Rio de Janeiro, leva à Casa Escrevivência Conceição Evaristo. O pequeno espaço cultural que abriga...

Conceição Evaristo é eleita a nova imortal da Academia Mineira de Letras

A escritora Conceição Evaristo, 77, foi eleita nesta quinta (15) membro da Academia Mineira de Letras, na cadeira número 40, já ocupada por Afonso Pena Júnior e...

Festival Visões Periféricas anuncia filmes selecionados 

O FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS confirma a realização da 17ª edição, de 20 a 26 de março, com formato presencial e online e gratuito para todo o Brasil,...
-+=