Conceição Evaristo doa documentos pessoais para Casa de Rui Barbosa

Enviado por / FonteAgência Brasil

Escritora será a primeira negra a ter acervo na fundação

A escritora Conceição Evaristo doou documentos do acervo pessoal para a Fundação Casa de Rui Barbosa. Conceição aceitou na última segunda-feira (22) o convite do presidente da Fundação, Alexandre Santini, para ser a primeira escritora negra a ter um acervo depositado no Arquivo Museu da Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Ao aceitar publicamente o convite, a escritora destacou a importância de ocupar o espaço dedicado à memória e literatura da tradicional casa: “Fico honrada e envaidecida de ser a primeira escritora negra a ter documentos doados a este importante acervo. Mas é muito importante que não seja a única, e que a minha entrada abra portas para muitas outras escritoras e escritores negros”.

Até esta segunda-feira (29), Conceição Evaristo ministra um curso gratuito na Fundação, com o tema Uma Arrebentação das Margens.

Nascida na favela do Pindura Saia, na região centro-sul da capital mineira, Conceição Evaristo é ficcionista, poeta e um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea, com traduções para o inglês, francês, espanhol, árabe, italiano e eslovaco. Entre suas obras estão Ponciá Vicêncio; Becos da Memória e Insubmissas Lágrimas de Mulheres. Em 2015, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria contos e crônicas pelo livro Olhos D’água.

A Fundação Casa de Rui Barbosa  é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Cultura. Criada pela Lei n.4.943, de 1966, tem como finalidade “o desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino”.

+ sobre o tema

Carolina Maria de Jesus: Quem foi a escritora que denunciou a fome no país

A intimidade com a fome e a discriminação sentida...

Gravidez ectópica: o que é essa condição e quais mulheres correm mais risco

Uma gravidez ectópica acontece quando o óvulo fecundado se...

Alienação parental: uma nova forma de violência contra a mulher

Recentemente a lei de alienação parental foi revogada no...

para lembrar

Maria Beatriz Nascimento: mulher negra e transatlântica

Entre 2018 e 2022, a Universidade Federal do Rio...

Criola seleciona nanoinfluenciadoras para contar histórias de mulheres negras

Criola, organização da sociedade civil com mais de 30...

Medalha Theodosina Ribeiro – Conheças as homenageadas 2015

Reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que...
spot_imgspot_img

Em aula aberta, Sueli Carneiro debate como o racismo se expressa nas relações de poder

Nesta terça-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP recebeu a filósofa e ativista Sueli Carneiro para uma participação...

Morre a escritora e imortal da ABL Heloisa Teixeira, aos 85 anos

Morreu hoje (28), no Rio, a acadêmica, escritora, pesquisadora, professora emérita da UFRJ e imortal da ABL Heloisa Teixeira, de 85 anos, após complicações...

Mulheres negras em cena

Essa semana, marcada pelo início de um importante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), também encerra um capítulo inédito da nossa história: pela primeira vez na...
-+=