sexta-feira, janeiro 27, 2023
InícioQuestões de GêneroViolência contra MulherConcurso de fotografia sobre Lei Maria da Penha recebe inscrições até 10...

Concurso de fotografia sobre Lei Maria da Penha recebe inscrições até 10 de dezembro

Tema da 5ª edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha é empoderamento feminino e superação da violência. Competição é aberta a adolescentes de 14 a 17 anos e também a adultos. Premiação inclui divulgação das fotografias em 3 mil escolas de todo o Brasil. Imagens também serão publicadas em livro em inglês distribuído fora do país

Da ONU Mulheres

Saiba mais sobre o concurso aqui | Acesse o regulamento aqui | Inscreva-se aqui

concursoleo

Em 2016 — ano em que a Lei Maria da Penha completa dez anos —, a 5ª edição do concurso de fotografia sobre a legislação tem como tema “o empoderamento da mulher e a superação da violência”. Participantes devem produzir um ensaio ou série de três imagens e enviá-las à organização da competição até 10 de dezembro.

A iniciativa quer estimular o senso artístico e crítico de jovens e adultos. O objetivo é, através da fotografia, incentivar a busca por perspectivas que revelem como a emancipação e o fortalecimento das mulheres podem transformar o contexto social onde elas estão inseridas.

O concurso conta com duas categorias — adolescentes de 14 a 17 anos e adultos com no mínimo 18 anos de idade. As imagens devem ser enviadas em arquivos separados. A primeira etapa escolherá 40 fotos finalistas, que serão publicadas no Facebook. As 20 fotografias mais curtidas serão as grandes vencedoras.

Os prêmios incluem a publicação das fotos em livro distribuído dentro e fora do país, em português e em inglês; a entrega de um troféu no Congresso Nacional para os três fotógrafos com o maior número de curtidas de cada categoria, com passagem e hospedagens pagas; distribuição das fotos em 3 mil escolas de todo o Brasil; e exposição das obras no Salão Negro do Congresso Nacional em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O Banco Mundial no Brasil é um dos realizadores do concurso, ao lado da Procuradoria da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. A ONU Mulheres também apoia a iniciativa.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench