Conferência com Thiago Amparo discute Educação, Capitalismo e Racismo na Alesp

Encontro integra o curso Educar para Reparar e acontece dia 27/05, às 18h, com entrada gratuita

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) será palco, no dia 27 de maio (terça-feira), às 18h, da conferência “Educação, Capitalismo e Racismo: Quem paga a conta?”, ministrada por Thiago Amparo, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

A aula pública acontece no Auditório André Franco Montoro e integra o Módulo 2 do curso de extensão “Educar para Reparar: Orçamento Público e Educação Antirracista”, que visa formar agentes sociais e educadores para atuação crítica na formulação e execução dos orçamentos públicos a partir de uma perspectiva antirracista.

Antes da conferência, será realizada uma mesa de abertura com a participação de deputados, gestores públicos, educadores e representantes de movimentos sociais, aprofundando o diálogo entre poder público e sociedade civil sobre os desafios estruturais da educação brasileira.

Sobre o conferencista

Thiago Amparo é uma das principais vozes contemporâneas na luta por justiça racial e direitos humanos no Brasil. Professor de Direito Internacional e Direitos Humanos na FGV-SP, também é colunista da Folha de S. Paulo, onde escreve sobre temas como racismo, diversidade, democracia e cidadania.

Com trajetória marcada pelo ativismo e pela produção acadêmica crítica, Amparo é doutor em Direito pela Central European University (Hungria) e mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (EUA), além de ter atuado em organizações internacionais de direitos humanos.

As aulas de Thiago Amparo no Módulo 2 do curso acontecem entre os dias 27 e 29 de maio, em plataforma digital, e abordarão a temática do Capitalismo dos nossos dias.

O Curso

Educar para Reparar é uma formação gratuita e totalmente online que tem como objetivo capacitar cidadãos, ativistas, estudantes, educadores e gestores públicos para compreenderem o funcionamento dos orçamentos públicos e atuarem em sua construção com foco na equidade racial. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo (UFSB) e pela União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), o curso conta com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

Oferecido em plataforma digital, o curso está estruturado em cinco módulos e conta com aulas ministradas por especialistas em educação, orçamento público e relações raciais. Além dos encontros online, o curso realiza atividades presenciais nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Brasília e Porto Seguro.

SERVIÇO

Curso: “Educar para Reparar: Orçamento Público e Educação Antirracista”

Aula Pública do Módulo 2: Educação, Capitalismo e Racismo: Quem paga a conta?

Conferencista: Thiago Amparo (professor de Direito da FGV-SP e colunista da Folha de S. Paulo)

Data: 27 de maio de 2025 (segunda-feira), 18h

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório André Franco Montoro

Entrada Gratuita e aberta ao público

Realização: “Educar para reparar” é um curso de extensão promovido pelo Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), certificado pelo CNPq, em parceria com a União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO).

Apoio: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI) e Assembleia Legislativa de São Paulo.

+ sobre o tema

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

para lembrar

Começam hoje as inscrições para o vestibular da Unesp

As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão...

Unicamp prorroga período de inscrições do vestibular até 8 de setembro

A Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou na tarde desta segunda-feira...

Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira

Alunos das redes municipais de ensino poderão participar do...

Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima...

Integração de conteúdos antirracistas em disciplinas escolares fortalecem o ensino da história e cultura afro-brasileira 

A fim de fortalecer o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira e contribuir com a mudança de um cenário preocupante, professoras da...

Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef

Entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes brasileiros que estavam fora da escola ou em risco de evasão voltaram ao estudo,...