Confira: agenda de afro-eventos do mês de janeiro

130 ANOS DO FIM DA ESCRAVIZAÇÃO LEGAL,

E 479 ANOS DE ESCRAVIZAÇÃO INSTITUCIONALIZADA

Em uma sociedade de raízes negras, a política brasileira é representada em sua maioria por não negros. Este fato chamou a atenção de Angela Davis: Não posso falar com autoridade no Brasil, mas às vezes não é preciso ser especialista para perceber que alguma coisa está errada em um país cuja maioria é negra e a representação é majoritariamente de não negr@s.

Enviado para o Portal Geledés 

Nas eleições de 2014, dos 22 mil candidatos, 43,7% eram negros, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), percentual abaixo da participação de negros e negras no contingente populacional. A participação d@s negr@s na vida política, social e econômica no Brasil, sempre encontrou resistência. Ainda somos “minoria” e mesmo ocupando cargos de prestigio, não estamos isentos de sofrer discriminação, racismo e intolerância.

A luta d@ negr@ é contínua na conquista por espaço na sociedade, por igualdade e justiça. A participação na política é de extrema importância para corrigir os erros decorrentes de um passado-presente de racismo institucionalizado e enfronhado na sociedade brasileira, observado em todos os seguimentos sociais, como a omissão de direitos em um país multifacetado.

O ano de 2018, é um ano eleitoral, pois, ocorrerá mais uma eleição geral no Brasil. Estas eleições majoritárias, deve nos motivar na busca incessante de postularmos cargos públicos através da representação parlamentar. Verdade seja dita, nunca estivemos em uma situação de plena falta de representação nas câmaras de decisão neste país, nossa representatividade é praticamente nula, nem no período escravocrata estivemos em tão baixo quórum, pois nesta fase da história, havia o concurso das Irmandades, e naquele palco, disputávamos o poder representativo, que sempre foi reconhecido pelas “autoridades” daquela época.

Nosso temor, é se a nossa reconhecida inércia, e falta de capacidade para nos mobilizar, venha obstar o esforço de alguns e algumas companheiros espaço de caminhada que busquem nos representar nestas casas de decisão. É tempo de avanço, e certamente, se não ocupar o espaço de representação para nós destinados, seremos alijados de conduzir os nossos destinos, e continuaremos neste estatus quo, não sendo respeitado e sendo alvo de injustiças, genocídios, viver em bolsões de miséria e pobreza, e ver derrubarem nossas poucas conquistas…

A situação de caos que grava esta nação, não deve servir de obstáculo para que continuemos a lutar na busca de nosso lugar dentro do cenário brasileiro, pois, devemos trilhar sempre o caminho para onde o Sol continua brilhando através da chuva incessante.

S A N T O R A L

DIA 02: São Mário = DIA 08: Santo Antonio de Categeró = DIA 09: Santo Adriano = DIA 10: Santo Milciades (Papa) = DIA 17: Santo Antão = DIA 26: São Timoteo & Maura.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA – Vós sois todos irmãos (Mt 23,8). O tema da violência, da superação da violência e, por isso, da segurança tornou-se uma das principais realidades a ser discutida, e tem inspirado diversas formas de políticas públicas. Apesar de possuir-mos menos de 3% da população mundial, respondemos por 13% dos assassinatos no planeta, e hoje atingimos o topo do ranking em número absoluto com 59.627 mortes-ano, com incidência de 80% vitimando a população negra.

Diante deste quadro funesto, é que a CF 2018, que traz em seu bojo esta temática específica, e que concitamos, pedimos à população negra, que abracem nas suas comunidades, independente da sua ordenação religiosa, ou mesmo sem professar nenhuma forma de religião, que nos debrucemos sobre esta questão, adquiram o Texto Base, e participemos dos polos de discussão que serão criados dentro das comunidade católicas, para @s membr@s de outras denominações religiosas, recomendamos que pratiquem este exercício nas suas reuniões e encontros, de modo que possamos desenvolver uma corrente que discuta e procure os meios eficazes para combater esta endemia, independente da nossa religião e-ou na falta delas, mas, dentro de uma condição de humanização.

É tempo de construir a fraternidade, promovendo a CULTURA DE PAZ, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência, pois, um mundo melhor é possível.

Pedimos também, que no IX CONENC, haja uma manifestação a este respeito. Esta CF 2018, será aberta na quarta-feira de cinza (14-02-2018) por sua Santidade o Papa Francisco.

CALENDÁRIO: não deixe vago o seu lugar

#####################################################################

LECI BRANDÃO

DIA 07 às 11H

MISSA SOLENE

Realização: Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro (1640)

Local: Santuário de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro

            Rua Uruguaiana n° 77 – Estação Uruguaiana do Metro – Rio de Janeiro/RJ

            Visite o Museu do Negro no mesmo local.

#################################################

LECI BRANDÃO

DIA 07 às 10H

CELEBRAÇÃO NO RITO ROMANO INCULTURADO EM ESTILO AFRO-BRASILEIRO – CELEBRAÇÃO AFRO

Realização: Comissão de Festa da Penha

Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos da Freguesia de Penha de França

            Largo da Penha s/n° – São Paulo/SP

###########################################

LECI BRANDÃO

DIA 12 às 16H

POVO PRETO CONTRA A ESCRAVIDÃO NA LIBIA

Convocamos toda a nossa comunidade para participar do Ato Independente pela Liberdade de nossos Irmãos Escravizados na Líbia.  Unidos, sem siglas de organizações; sem siglas de partidos políticos; e respeitando o ideal da causa acima de tudo.
O Ato ocorrerá em frente ao consulado italiano, porque a Itália vem colaborando diretamente com a escravização de nossos Irmãos. A Itália está trabalhando em conjunto com a Guarda Costeira da Líbia. Solicitamos que cada irmã e irmão elabore sua denúncia em cartolina com dizeres que apontem a omissão ou participação de países e órgãos na escravização de nossos Irmãos. Nós repudiamos a participação covarde da Itália que tem entregue de forma criminosa nossos Irmãos para os traficantes de escravos da Líbia. E repudiamos também a participação dos EUA, da ONU, OTAN, UE, e da Liga Árabe, responsáveis diretos pela devastação das nações Africanas, em prol de suas corporações, acima de tudo em prol do racismo.
Esperamos contar com toda a nossa Comunidade Preta na luta pela Liberdade de nossos Irmãos. É positivo que africanos da Diáspora possam construir atos em suas respectivas regiões.

Local: Consolato Generale d’Italia a San Paolo

LECI BRANDÃO

DIA 13 das 10 às 16H

Em 2014, o Coletivo Di Jejê aplicou presencialmente a primeira edição do curso O Pensamento de Angela Davis, de lá para cá, foram feitas 15 edições presenciais em vários locais do Brasil e nos Estados Unidos, e 5 edições on line, com pessoas do Brasil, América Latina e Angola. Recentemente, a coordenadora do Di Jejê, a Professora Jaque Conceição, esteve nos Estados Unidos, Canadá e Chile, apresentando um artigo sobre o pensamento de Angela Davis e a condição do negro no Brasil, e dessas visitas, resultou a organização do material que dá base a esse curso inédito sobre o pensamento da Angela Davis.O Objetivo do curso, é trazer para o público, textos inéditos no Brasil sobre esta brilhante pesquisadora e intelectual negra, e avançar nas discussões sobre o trabalho da autora, para além da obra Mulher, Raça e Classe, recentemente traduzida e publicada no Brasil.
As inscrições já estão abertas, serão oferecidas 20 vagas, o curso acontece de forma presencial em São Paulo, e é aberto a todos e todas interessados e interessadas na temática. No valor de 150 reais, estão inclusos: certificado, café, almoço e apostila de textos.

SERVIÇO:
O que: Curso Presencial – O Pensamento de Angela Davis: de 1975 ao começo dos anos 2000 (textos inéditos)
================================

LECI BRANDÃO

DIA 14 às 10H

77a. FESTA DO GLORIOSO SÃO BENEDITO, promovida pela IRMANDADE DE SÃO BENEDITO DA CASA VERDE

Local: Paróquia de Nossa Senhora das Dores

           Rua Lucila, 160 – Casa Verde – São Paulo-================================

LECI BRANDÃO

DO DIA 18 até o DIA 21

IX CONENC – Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas

Tema: Articular a Palavra de Deus e os documentos da Igreja para apontar caminhos. LEMA: O Espírito do Senhor está sobre mim, para anunciar a libertação (Lc 4, 18-19).

O CONENC é um espaço significativo de atuação dentro da Pastoral Afro-brasileira da CNBB. Neste encontro será oportunizada as socializações de  novo conhecimento sobre a PAB e o intercâmbio de experiências significativas para fortalecer e organizar a Pastoral dentro do seio da Igreja.

Local: Centro de Formação Bom Pastor. Rua Dom Helder, 410 – Saída BR 376, para Paranavaí. Ficar perto do Aeroporto. MARINGÁ-PR. contato: Sr. Camilo (44) 3267-2001.

e-mail: [email protected]

=====================================

LECI BRANDÃO

DO DIA 19 até o DIA 21

UNIVERÃO PROMOVE FESTA ÉTNICA TURÍSTICA CULTURAL – FESTUR!

Dentro da UNIVERÃO, a Prefeitura de Lauro de Freitas-BA, realiza a Feira Étnica Turística Literária, um evento que promove o Turismo Étnico Afro e toda a sua cadeia produtiva.
O Escritor e Jornalista, Capoeirista, Paulo Mutaokê Magalhães, apresenta sua Obra de Capoeira Jogo Discurso, no momento capoeira da FESTUR.
Momento Especial do desenvolvimento Local e Regional, que coloca Lauro de Freitas, como Portal Turístico da Costa dos Coqueiros, no Momento em que o Metrô, chega a cidade, potencializando os avanços na área de Turismo, Cultura, Conhecimentos, Economias e Empreendedorismos, a curto, médio e longo prazo, Que a Bahia, Brasil e o Mundo se Ligue a esta importante Agenda da UNIVERÃO.

==========================

LECI BRANDÃO

DIA 20 – INSCRIÇÃO ATÉ ESTA DATA (20-01-2018)

CURSO NGOMA: VOZES NEGRAS ECOAM

PROPOMOS um curso onde @s participantes tenham uma percepção entre as formas culturais desenvolvidas pelos descendentes de africanos nas Américas e na realidade brasileira em convergência com os aspectos mais gerais das culturas destes povos e dos processos sociais envolventes de cada realidade.

e-mail: [email protected]

whatsapp: (16) 9.9724-0092

facebook: [http://www.facebook.com[isegun2010]www.facebook.com[isegun2010

REALIZAÇÃO: CENTRO CULTURAL SEGUN – Ribeirão Preto

========================================

LECI BRANDÃO

DIA 20 às 16H

Lançamento do Grupo de Estudos em Questões Étnicas Raciais.

Esse grupo de estudos recebe o nome do destacado Ativista PROF. Wilson Prudente, que dedicou a vida a militância as questões Étnicas Raciais, formou em Direito na (UFF) tornou se doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pelo instituto universitário de pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), professor fundador do Preparatório Justiça Negra – Luiz Gama, membro da associação brasileira de pesquisadores negros (ABPN) e relator da comissão nacional da verdade sobre a escravidão negra no Brasil da Ordem dos advogados do Brasil. O grupo de estudos é gratuito, dedicado a promoção do conhecimento crítico em questões Raciais, em especial para moradores da baixada fluminense, através da leitura dos principais intelectuais do tema. Os encontros serão mensais aos terceiros domingos de cada mês – havendo possibilidade de alteração. Os livros abordados serão previamente disponibilizados aos integrantes por meio digital, sendo um capítulo discutido a cada encontro. As inscrições serão realizadas por meio do whatsapp (21) 97120-7643, limitadas a lotação da sala. Do grupo de estudos, em parceria com os cursos de extensão poderão ser criados grupos de pesquisas com a possibilidade de submissão em congressos e seminários

Local: Praça Ana Amélia, 9 – 6º. Andar – Centro – Rio de Janeiro-RJ

============================

LECI BRANDÃO

Dia 21 às 11H

MISSA SOLENE EM AÇÃO DE GRAÇAS PARA SÃO BENEDITO

Realização: Irmandade de São Benedito da Praia Grande e São Paulo

Local: Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia

            Largo de Santa Ifigênia s/n° – Centro – São Paulo/SP.

#############################################

LECI BRANDÃO

DO DIA 23 até o DIA 28

14º. INTERCLESIAL DE CEBs – CEBs e os desafios no mundo

Seminário de Assessores/as para o 14º Intereclesial. O papel da assessoria pastoral nas CEBs “O assessor é diferente do perito ou do consultor que prestam seus serviços técnicos à CEB como o fariam a qualquer outra organização que os convidasse. O assessor deve acreditar que a CEB representa nova forma de ser Igreja e um instrumento valioso para a transformação da nossa sociedade e em defesa da vida do planeta.”  #cebsdobrasil
por Pe. Nelito Dornelas; Pedro A. Ribeiro de Oliveira; Tereza P. Cavalcanti

Contato: www.cebsdobrasil,com.br

Local: Londrina-PR

=========================================

LECI BRANDÃO

DIA 26 às 19H

BATUQUE MATRIARCAL

Realização: Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro

Local: Espaço Cultural do Beco do Rosário

                        Rua Uruguaiana n° 77 – Estação Uruguaiana do Metro – Rio de Janeiro/RJ

            Visite o Museu do Negro no mesmo local.

################################################

LECI BRANDÃO

DIA 27 das 14 às 18H

Comunidade Roda de Samba do Largo do Rosário

Realização: Comissão de Festa do Rosário da Penha

Local: Largo do Rosário – Penha – São Paulo/SP

################################################

LECI BRANDÃO

DIA 28 das 14 às 19H

II ROLE DO EMPONDERAMENTO

Pelo segundo ano estaremos ocupando o Parque Maurílio Biagi com muitas atividades em comemoração ao mês da consciência negra.
14H – AMOSTRA ARTÍSTICA
– Abertura de espaço para nossos artistas da cidade.
* Espaço aberto a todos, basta chegar e fazer a inscrição na hora.
15H – AFRONTINHO
– Agora é a vez das crianças assumirem o som e as performances e animar a galera presente, pela primeira vez o movimento AFRONTE do qual faz festa voltada ao publico jovem, realiza está edição especial para as crianças.
* Espaço aberto para todas as crianças que quiserem se apresentar, com inscrição feita na hora. 
16H – ENCONTRO DE CRESPAS E CRESPOS
– Espaço reservado para a troca de experiências e reflexões sobre o ato de assumir o cabelo crespo, partindo do princípio que, além de uma questão estética, se trata de um ato político e aceitação. 

17H – OFICINAS: Turbante; Pintura Corporal Africana 
* Oficina aberta ao público, sem necessidade de inscrição. 
18H – SARAU PRETO
– O Sarau Preto é um encontro de várias linguagens artísticas, uma roda onde tem livros do qual fica a disposição das pessoas para recitarem, com o apoio da Biblioteca Zumbi dos Palmares que disponibiliza livros para leitura no local e também para levar gratuitamente para casa. #rodapoema
Além dessas atividades teremos uma árvore literária do qual terá livros para leitura, e um espaço para as crianças com pintura de imagens africanas.

Realização: AFROnte & RoJuNe-RP

Local: PARQUE MAURILIO BIAGI

            Rua Felipe Camarão, 162 – Ribeirão Preto-SP 

=========================

LECI BRANDÃO

ESCOLA NACIONAL DE ENERGIA POPULAR – ENEP CALENDÁRIO REGIONAL DE LUTAS – 2017 – ENEP E PARCEIROS/AS

Informações: Email: [email protected] – Telefone: (31) 995044187 (vivo)

Atividades que serão realizadas no mês de JANEIRO

==========================================

 

***Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Relatoria visita Piauí para investigar situação da Educação Quilombola

A Relatoria do Direito Humano à Educação estará de...

Olinda comemora o Dia da Consciência Negra

Por Ana Cláudia Ribeiro A Prefeitura de Olinda preparou várias...

para lembrar

A importância de estarmos juntos, mesmo à distância.

O cenário é assustador e a sensação de medo...

UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação

Conversas sobre quilombos e educação é o tema...

Arrimo

Arrimo. Repete essa palavra, experimenta as silabas saindo uma...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=