Congresso no Maranhão reflete a situação dos negros e c no Brasil

 

Do dia 8 ao dia 11, em São Luís, no estado do Maranhão, se realizou o 6º Congresso das Entidades Negras Católicas (Conenc). O encontro reuniu agentes de Pastoral, religiosos, padres e bispos de várias partes do Brasil e alguns pontos do mundo. Cerca de 150 pessoas participaram.

O Congresso refletiu a caminhada da Pastoral Afro no Brasil com base nos documentos de Medellín de 1968 e de Aparecida, 2007. Durante o encontro trataram da questão da população quilombola e da população afrobrasileira em termos sociais e de evangelização. “Outro ponto que foi argumentado no encontro versa sobre o diálogo com as religiões de matriz africana”, explica o assessor da Pastoral Afrobrasileira da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis.

Ainda segundo o assessor, padre Ari Antônio, o encontro foi enriquecido pelas manifestações culturais da população negra das diferentes regiões do Brasil, sobretudo pelas manifestações do povo maranhense que acolheu os delegados do encontro. Outro destaque foi sobre momento de reflexão teológica conduzida pelo presidente responsável pela Pastoral Afro, dom João Alves dos Santos.

Dom José Maria PiresFicaram estabelecidos, ao final do encontro, em uma mensagem assinada pelos participantes, que alguns pontos seriam trabalhados e abordados de forma mais intensa, como: dar mais visibilidade aos negros e negras dentro da Igreja e na sociedade; superar a discriminação de gêneros e promover o protagonismo das mulheres; incentivar à participação da juventude negra nas atividades da PAB; erradicar o preconceito, o racismo e intolerância na Igreja e na sociedade, entre outros.

Leia a íntegra da mensagem assinada pelos participantes do 6º Conenc e da Carta da Juventude Negra Católica às Pastorais da Juventude do Brasil.

Fonte: CNBB

+ sobre o tema

Ava DuVernay divulga primeira imagem oficial de sua nova série; Confira!

Em seu Twitter oficial, a produtora, diretora e roteirista...

Lendário saxofonista Clarence Clemons morre de complicações de um AVC

O lendário saxofonista Clarence Clemons, apelidado pelos fãs de...

Escritor Itamar Vieira Junior é o entrevistado do Trilha de Letras

O segundo programa inédito da nova temporada do Trilha de...

Jovens negros encontram em movimentos sociais a força para mudar de vida

Apesar da relevância social, Pesquisa sobre Organizações de Juventudes...

para lembrar

A existência difamada da gente negra

Por Ana Flávia Magalhães Pinto* Do Consuelo Ponde Diante de...
spot_imgspot_img

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...
-+=