Conheça as 4 representantes da diversidade na política dos Estados Unidos

Os Estados Unidos elegeram Donald Trump como seu presidente – mesmo que Hillary Clinton tenha ganhado por voto popular -, provando que o país está sim recheado de pessoas que compraram um discurso xenofóbico, racista e machista. Mas nem tudo está perdido. Essas eleições também colocaram 4 representantes da diversidade em cargos altos da política em diversos estados.

por Isabela Faggiani no Ondda

Quatro mulheres estão servindo agora como a esperança de milhões de mulheres estadunidenses que ficaram devastadas com a eleição de Trump. E não é só isso: as eleitas não representam apenas as mulheres, representam também os imigrantes, os negros e os LGBT.

Conheça essas 4 representantes da diversidade que têm o poder de fazer a diferença até as próximas eleições dos EUA, em 2020:

Kamala Harris – Senadora eleita pelo estado da Califórnia. Kamala é advogada e será a única senadora negra e também a primeira indiana-americana no senado estadunidense. Ela é a segunda mulher negra a conseguir uma cadeira no senado, seguindo os passos de Carol Moseley Braun, eleita nos anos 90 pelo estado de Illinois. Filha de mãe indiana e pai jamaico-americano, ela é vista por alguns como o equivalente feminino de Obama e foi vista como uma possível opção para a Suprema Corte dos EUA.

diversidade-eua2
Crédito: Reprodução Facebook

Catherine Cortez Masto – Senadora eleita peo estado de Nevada. Ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo seu estado e também a primeira mulher latina eleita senadora no país. A democrata integrará o seleto grupo de latinos no senado, junto a Ted Cruz, Robert Menendez e Marco Rubio.

diversidade-eua3
Crédito: Reprodução Facebook

Ilhan Omar – Deputada estadual eleita pelo estado do Minnesota. Ilhan é tudo o que Trump odeia: mulher, negra, imigrante, ex-refugiada e muçulmana. Ela nasceu na Somália e, após passar quatro anos em um campo de refugiados no Quênia, migrou para os Estados Unidos com 12 anos. Hoje, aos 34 anos, usa seu hijab com orgulho e se tornou a primeira mulher somali-americana ex-refugiada a legislar nos EUA.

diversidade-eua4
Crédito: Reprodução Facebook

Kate Brown – Governadora eleita pelo estado de Oregon. Fechando a lista das 4 representantes da diversidade, temos Kate Brown que, mesmo casada com um homem, é abertamente bissexual e fala isso sem medo ou vergonha. Em 2015, ela assumiu o governo do Estado após o então governador,  John Kitzhaber, abdicar do cargo por causa de escândalos. E o povo de Oregon a aprovou! Esse ano, a elegeram para continuar o seu trabalho e tornando-a a primeira mulher abertamente LGBT a ser eleita governadora. Ela não é a primeira pessoa LGBT a ser governadora nos EUA. Antes dela, houve o ex-governador de Nova Jersey, Jim McGreevey, porém ele se assumiu gay quando já estava no cargo.

diversidade-eua5
Crédito: Reprodução Facebook

+ sobre o tema

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...

Relatório aponta desigualdades de gênero no acesso à educação

No marco da Campanha Educação Não Sexista e Anti...

Nós precisamos do feminismo

O machismo é assustador. Causa medo, pânico, oprime, violenta,...

Secretarias se unem para atuar em atenção à saúde da mulher

A Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher) e a Secretaria...

para lembrar

spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=