segunda-feira, setembro 20, 2021
InícioQuestões de GêneroConheça o projeto Maria Vilani de comunicação online

Conheça o projeto Maria Vilani de comunicação online

Fonte: MariaLab

Maria Vilani é uma resposta às necessidades de comunicação segura entre pessoas da luta pelos direitos humanos.

Com a pandemia tivemos todas as nossas atuações limitadas ao virtual, o que aumentou as vulnerabilidades de segurança digital de todes, com a possibilidade de invasões e coleta de dados.

Decidimos disponibilizar ferramentas de comunicação elaboradas através de software livre e gratuito hospedado em um servidor seguro onde todes possam conversar e construir sem medo.

O nome do projeto é uma homenagem à uma importante liderança cearense do Grajaú, Extremo Sul da cidade de São Paulo. Maria Vilani é feminista, filósofa, professora, poeta, ativista cultural e fundadora da CAPSGrajaú (Centro de Arte e Promoção Social), um espaço que há 30 anos promove rodas de conhecimento, debates, cafés filosóficos, oficinas de literatura e eventos como a Carreata Poética.

As instâncias receberam nomes de mulheres que admiramos:
Angela Davis, é feminista, filósofa, escritora, professora e ativista estadunidense, que desde 1960 luta pelos direitos da população negra e das mulheres.
Chimamanda Ngozi, é feminista, palestrante e escritora nigeriana, sendo um importante expoente da literatura jovem africana.
Gaby Amarantos, nascida em Belém do Pará, é feminista, cantora de tecnobrega, compositora, atriz e apresentadora brasileira, que através da sua arte traz as pautas de liberdade sexual e feminismo.

Conhece alguma organização ou coletivo que esteja precisando dessas ferramentas? Mande um e-mail para suportevedetas@riseup.net

Para trocas, reuniões e fofocas e mais seguras, conte com a Maria Vilani!
https://youtu.be/HcsKPQVsPgs

RELATED ARTICLES