Conheça Sylvia Siqueira, pernambucana selecionada por Malala para compor rede internacional de educação

Ela só tem 36 anos de idade, mas há 23 frequenta o universo do ativismo político com foco nos direitos da criança e do adolescente. É jornalista, feminista, e agora candidata a deputada estadual pelo PT. Como se fosse pouco, Sylvia Siqueira Campos acaba de ser escolhida pela paquistanesa e Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, para ser uma das três brasileiras a participar da rede Gulmakai, fundada para fortalecer os movimentos em defesa da educação de meninas em todo o mundo.

Por Tatiana Portela, do  PorAqui

Sylvia e Malala se encontraram em Salvador na tarde desta terça (10) (Foto: Acervo Pessoal)

Nesta terça (10), em Salvador, a pernambucana se encontrou pela primeira vez com Malala. Além de pegar um autógrafo (na biografia que comprou em 2011) da paquistanesa, Sylvia teve o privilégio de conversar com Malala durante a visita que ela fez ao projeto de educação voltado à população indígena que foi selecionado na capital baiana.

Malala

A história de Malala, bastante conhecida internacionalmente, começou com uma militância bem precoce quando, aos 11 anos, escrevia para a BBC um blog denunciando a opressão sofrida pelas mulheres em seu país e o fato de elas serem proibidas de ir à escola. E aos 14 anos foi a pessoa mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz, por sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação.

Sylvia

Sylvia Siqueira Campos (foto: Héllyda Cavalcanti)

Aos 13 anos, Sylvia Siqueira Campos foi levada pelo pai a conhecer a ONG Movimento Infanto-juvenil de Reivindicação (Mirim-Brasil), fundada por Anacleto Julião quando voltou do exílio. Ali ela se envolveu com os projetos e aprendeu muito. Aprendeu sobre direitos humanos, sobre racismo, patriarcado, opressão, sobre como o sistema capitalista influencia a vida das pessoas e de que forma cada cidadão pode participar para modificar a realidade de sua cidade e de seu país.

“Foi incrível receber esse reconhecimento e é um estímulo para continuarmos fortalecendo nossa voz nessa luta. A participação na rede Gulmakai – que era o pseudônimo usado por Malala quando ela escrevia o blog – vai nos ajudar tanto no apoio às organizações que trabalham com essas bandeiras como no desenvolvimento de habilidades técnicas de fala, escrita e formulação de políticas públicas”, explica Sylvia em entrevista ao PorAqui diretamente de Salvador.

“Veja que coincidência”, diz ela, “há uns três meses eu encontrei a biografia de Malala, que tinha comprado num aeroporto na África e que li durante a viagem para casa, em 2011. Foi uma inspiração muito grande e agora uma surpresa muito feliz”, comemora.

Mirim Brasil

A Mirim-Brasil, da qual foi presidente e teve que desincompatibilizar este ano para se candidatar, também foi selecionada pelo Fundo Malala e vai receber um apoio para os projetos de incidência em políticas públicas de educação para meninas quilombolas e indígenas. A ONG pernambucana hoje faz parte da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), da Secretaria Geral do Fórum Latino-Americano e Caribenho de Juventudes e do Movimento Internacional de Educação Socialista (IFMSEI).

Em pleno planejamento de campanha, a jornalista conta que sua candidatura surgiu de uma forma natural, e naturalmente terá como pilares as causas feministas e a defesa da educação e dos direitos das crianças e dos adolescentes. Duas causas necessárias e urgentes, assim como a luta de Malala e das tantas mulheres que sua história inspira ao redor do mundo.

 

+ sobre o tema

Resultado da eleição frustra bancada feminina

Apesar das regras que estimulam a participação das mulheres,...

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

para lembrar

Como ‘saiaços’ se tornaram arma para debater igualdade de gênero nas escolas

No ano passado, o professor Vitor Pelegrin, 30, participou...

Desemprego é maior entre mulheres negras, afirma assessora do Dieese

As mulheres negras enfrentam maiores dificuldades de encontrar emprego...

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=