Conheça um pouco da história do mestre Aleijadinho

Nesta terça, é celebrado o bicentenário de morte do artista barroco.
Estudiosos ainda buscam informações sobre a vida do mestre.

Por: Cíntia Paes, no, G1

Nascido em Cachoeira do Campo, distrito em Ouro Preto, na primeira metade do século XVIII, Antônio Francisco Lisboa mudou a história da arte no Brasil. Nesta terça-feira (18), celebra-se o bicentenário de morte de Mestre Aleijadinho, como ficou mundialmente conhecido pela deficiência que o acometeu até a morte.

Boa parte da produção artística da oficina de mestre Aleijadinho está concentrada na cidade histórica de Ouro Preto. Mas, está em Congonhas o conjunto do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, com os doze profetas esculpidos em pedra-sabão e os seis passos da Paixão de Cristo.

Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, arquitetada por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)
Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, arquitetada
por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Entre os ícones da produção do artista está a Igreja de São Francisco de Assis, arquitetada por ele em 1766, além de ter detalhes também de autoria da oficina, como o altar-mor, o retábulo, o frontispício e a fonte-lavabo da sacristia.

Em 1767, morreu seu pai, o arquiteto português Manoel Francisco Lisboa. Mas, como Aleijadinho não era filho legítimo, não foi contemplado no testamento.

Em 1777, Aleijadinho vai à cidade do Rio de Janeiro, para um processo judicial de reconhecimento de paternidade de seu filho, que leva o mesmo nome do avô, Manoel Francisco Lisboa, com uma escrava forra, assim como sua mãe o era quando o mestre nasceu, chamada Narciza Rodrigues da Conceição.

Neste mesmo ano, é detectada uma doença grave, que lhe deforma o corpo e os membros, principalmente as mãos. O apelido Aleijadinho é dado ao artista por causa desta enfermidade, que o faz trabalhar de joelhos após perder os dedos dos pés.

Profeta Oséias, no Santuário Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (Foto: Pedro Ângelo/G1)
Profeta Oséias, no Santuário Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Apesar da doença, o mestre artífice continua trabalhando em sua oficina. Em 1800, o artista trabalhava na execução das estátuas em pedra-sabão dos profetas, localizadas no adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Os seis passos da Paixão de Cristo, representados nas capelas em frente ao Santuário, também foram construídos nesta época, também pela oficina do mestre Aleijadinho.

Os profetas e a Paixão de Cristo, em Congonhas,  e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, são reconhecidas como as maiores obras do artífice. Aleijadinho deixou para a posteridade, ainda, capelas, igrejas, ornamentações em várias cidades como Sabará, São João Del Rei, Tiradentes, Caeté, Mariana, Felixlândia, Matosinhos, Barão de Cocais e São Paulo (capital), com peças hoje no Palácio dos Bandeirantes.

Anjos no frontispício da Igreja de São Francisco de Assis, esculpidos por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)
Anjos no frontispício da Igreja de São Francisco de Assis,
esculpidos por Aleijadinho (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Trabalho
Mesmo sem a herança do pai, por ser filho bastardo, Aleijadinho teve uma vida confortável com os rendimentos de sua oficina. À época, era uma prática comum que mestres de ofícios como ele tivessem “escritórios” com funcionários para executar os projetos contratados. Com Aleijadinho não era diferente. Ele mantinha oficiais, que eram artesãos em nível intermediário, e aprendizes, inclusive seu irmão caçula, padre Felix Antônio Lisboa. Todos eles reproduziam as técnicas usadas pelo mestre para que as obras à sua semelhança.

Esta equipe que trabalhou com o Aleijadinho explica o grande número de obras produzidas pelo mestre, que provavelmente não seria possível se ele trabalhasse só. Esta grande produção, que chegou a ser tema de contestação sobre o “mito” do barroco, é explicada pelas diversas pessoas que trabalharam com ele. Em uma das obras de Sabará, cidade histórica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi encontrado um contrato de trabalho da oficina de Aleijadinho, onde ele relaciona o número de jornais [jornadas de trabalho] e três oficiais e três aprendizes para tal empreitada.

Aleijadinho, exatamente pela condição, pela capacidade de produzir obras belíssimas e muito refinadas, ele era o mais requisitado, principalmente pelas irmandades que se rivalizavam na época, que eram os carmelitas e os franciscanos”
Marcos Paulo Souza de Miranda, promotor

O promotor de patrimônio Cultural do Ministério Público de Minas Gerais, Marcos Paulo Souza de Miranda, um dos estudiosos da vida do mestre Aleijadinho, verificou em sua pesquisa que o artífice sabia cobrar pela sua obra. À época, o trabalho dos artífices não tinha tanto valor cultural quanto ornamental. Ainda assim, Aleijadinho não regateava e não costumava aceitar menos do que o valor estipulado por ele para qualquer trabalho.

“Aleijadinho, exatamente pela condição, pela capacidade de produzir obras belíssimas e muito refinadas, ele era o mais requisitado, principalmente pelas irmandades que se rivalizavam na época, que eram os carmelitas e os franciscanos. A ponte de, quando ele foi chamado pela Irmandade do Carmo, de Sabará para um determinado trabalho, ele exigiu como pagamento uma oitava de ouro por dia. E a irmandade achou caro demais e contratou um outro artífice, que era um artífice famosíssimo em Minas Gerais. Ou seja, era uma pessoa que sabia dar valor ao seu próprio trabalho”, disse o promotor.

Primeira biografia
A primeira biografia sobre Aleijadinho, escrita em 1858 por Rodrigo José Ferreira Bretas, traz muitas informações sobre o mestre. Algumas delas estão desatualizadas em relação a novos estudos, como a data de nascimento, mas o relato ainda é muito importante para entender a vida de Aleijadinho. O livro se baseou em uma entrevista que o autor fez com Joana, nora de Aleijadinho, que o acolheu em seus dois últimos anos de vida, já bastante doente.

“Antônio Francisco Lisboa nasceu a 29 de agosto de 1730 no arrabalde desta cidade que se denomina – o Bom Sucesso, pertencente à freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Filho natural de Manuel Francisco da Costa Lisboa, distinto arquiteto português, teve por mãe uma africana, ou crioula, de nome Isabel, e escrava do mesmo Lisboa que o libertou por ocasião de fazê-lo batizar.”

O homem
“Antônio Francisco era pardo escuro, tinha a voz forte, a fala arrebatada e o gênio agastado; a estatura era baixa, o corpo cheio e mal configurado, o rosto e a cabeça redondos, e esta volumosa; o cabelo preto e anelado, o da barba cerrado e basto; a testa larga, o nariz retangular e algum tanto pontiagudo, os beiços grossos,  as orelhas grandes e o pescoço curto. Sabia ler e escrever, e não consta que tivesse frequentado alguma outra aula além da de primeiras letras, embora alguém julgue provável que tivesse frequentado a de latim.”

Detalhe da cena da subida ao calvário, nas cenas da Paixão de Cristo, em Congonhas (Foto: Pedro Ângelo/G1
Detalhe da cena da subida ao calvário, nas cenas da Paixão de Cristo, em Congonhas (Foto: Pedro Ângelo/G1

Talento
“O conhecimento que tinha do desenho, de arquitetura e escultura fora obtido na escola prática de seu pai e, talvez, na do desenhista pintor João Gomes Batista que, na corte do Rio de Janeiro, recebera as lições do acreditado artista Vieira, e era empregado como abridor de cunhos das casas de fundição de ouro desta capital.”

Doença
“O certo é que, ou por ter negligenciado a cura do mal no seu começo, ou pela força invencível do mesmo, Antônio Francisco perdeu todos os dedos dos pés, do que resultou não poder andar senão de joelhos; os das mãos atrofiaram-se e curvaram, e mesmo chegaram a cair, restando-lhe somente, e ainda assim quase sem movimento, os polegares e os índices. As fortíssimas dores que de continuo sofria nos dedos e a acrimônia do seu humor colérica o levou, por vezes, ao excesso de corta-los ele próprio, servindo-se do formão com que trabalhava! As pálpebras inflamaram-se e, permanecendo nesse estado, ofereciam à vista sua parte interior; perdeu quase todos os dentes e a boca entortou-se como sucede frequentemente ao estuporado, o queixo e o lábio inferior abateram-se um pouco; assim o olhar infeliz adquiriu certa expressão sinistra e de ferocidade, que chegava mesmo a assustar a quem quer que o encarasse inopinadamente. Esta circunstância e a tortura da boca o tornavam de um aspecto asqueroso e medonho.”

O corpo de Aleijadinho está sepultado na Matriz Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Antônio Dias, em Ouro Preto, em uma sepultura contígua ao altar da Senhora da Boa Morte, de cuja irmandade foi juiz.

* Produção – Juliana Perdigão

+ sobre o tema

Benedicto Lopes, negro, brasileiro, piloto de carro

Fonte: nobresdogrid.com.br O Documento Especial deste mês refere-se...

Curso de LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA

LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA Prof. Dr. Luiz Silva (Cuti)...

Maradona cutuca Pelé e exalta Brasil de Dunga

Fonte: Folha de São Paulo Argentino relembra que venceu o...

para lembrar

Museus Afrobrasileiros

Museu Afrobrasileiro, São Paulo/SP Fundação: 2004 Localização:...

Luta pela sobrevivência é tema de exposição no Museu Afro Brasil, em São Paulo

Por: Bruno Bocchini   São Paulo – A luta pela sobrevivência...

Encontrada no Peru escultura de Aleijadinho

Obra é a 1ª do artista achada fora do...

Ministério da Cultura lançará editais para produção cultural por negros

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, vai lançar editais...
spot_imgspot_img

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Arthur Bispo do Rosario é tema de exposição nos EUA

Era quase véspera de Natal quando o sergipano Arthur Bispo do Rosario, então com 29 anos de idade, recebeu a revelação que iria definir...

O pintor negro que foi escravizado por artista renomado e agora ganha exposição em NY

Ele ficou conhecido como o homem retratado pelo renomado pintor espanhol Diego Velázquez (1599-1660) na tela que leva seu nome, Juan de Pareja, de 1650....
-+=